Como Tirar a Oleosidade do Rosto? [Dicas Completas]

Como Tirar a Oleosidade do Rosto em 1 dia? – Ter muita oleosidade na pele do rosto pode ser terrível para a aparência. Nem mesmo a maquiagem consegue se manter por muito tempo nessas condições. Além, é claro, de ser maior o aparecimento de cravos e espinhas.

No entanto, embora a oleosidade natural do rosto seja indesejada, também é necessária. Ela garante a lubrificação da cútis.

O grande problema é que o excesso de óleo faz mal. Ele entope os poros e isso influencia diretamente na saúde e estética.

Por essa razão, precisamos ter muita cautela ao remover a oleosidade. Esse processo não pode ser muito agressivo para que não seja desencadeado um problema de ressecamento.

Nesta publicação, veremos dicas sobre como fazer o skin care com mais equilíbrio. Assim, você saberá como tirar a oleosidade do rosto em 1 dia, se fizer tudo certinho. Bora conferir?

Primeiramente, o que causa a oleosidade no rosto?

Muitas razões estão envolvidas nesse problema. O principal desses motivos é a produção hormonal.

Seja pela genética desfavorável ou por condições específicas, como a gravidez e a puberdade, o surgimento de acne atrelada à oleosidade é mais intenso. Entretanto, ainda há outros fatores de risco que agravam ainda mais essa situação em qualquer momento da vida:

  • Cardápio rico em alimentos gordurosos;
  • Uso de cosméticos, cremes, loções, maquiagens e outros produtos que não são adequados para o seu tipo de pele;
  • Falta de hidratação;
  • Lavar o rosto demais ao longo do dia;
  • Falta de higienização;
  • Exposição excessiva à radiação solar;
  • Acúmulo de resíduos e poluição;
  • Acúmulo de células mortas;
  • Consumo de determinados medicamentos.

como tirar a oleosidade do rosto

Como tirar a oleosidade do rosto em um dia?

Ainda que não seja um problema único e exclusivo do rosto, afetando também outras partes do corpo, é na face que está a sua maior incidência. E o pior é que a pele é mais delicada no rosto, por isso devemos ter ainda mais cuidado.

O primeiro passo é entender a origem do seu tipo de oleosidade, a gravidade do quadro e se há ou não outras comorbidades como acne e inflamações. Sensibilidades na pele também não podem ser ignoradas.

O profissional mais indicado para fazer um diagnóstico preciso sobre a situação é o dermatologista. Ele pode, inclusive, fazer o encaminhamento para outras áreas médicas para investigar mais a fundo problemas hormonais.

Mas, se você quer dicas práticas de como resolver o problema, aqui vão algumas dicas de como tirar a oleosidade do rosto:

  • Jamais vá dormir com o rosto sujo ou maquiado;
  • Use cosméticos, cremes, loções, tônicos e maquiagens que sejam oil free e adequados ao seu tipo de pele;
  • Não lave ou esfregue o rosto muitas vezes por dia, pois isso pode estimular o funcionamento das glândulas responsáveis pelo problema;
  • Lavar o rosto somente com água fria ou morna;
  • Fazer esfoliação com regularidade, uma vez por semana ou pelo menos a cada 15 dias.

como tirar oleosidade do rosto caseiro

Agora, para você que usa maquiagem, aqui vai uma dica de como tirar a pele oleosa antes de usar aquele make.

Como preparar a pele oleosa antes da maquiagem?

Preparar a pele antes da maquiagem é sempre importante. No entanto, para quem tem a pele do rosto oleosa, é preciso ter ainda mais afinco nessa tarefa.

Antes de começar a make, lave bem o rosto com água fria. Isso ajuda a fechar os poros.

Em seguida, aplique um primer. Ele também ajuda a uniformizar a textura e deixar a pele mais lisinha para receber os demais produtos.

Na zona T, ou seja, no espaço que compreende o nariz e a testa, a incidência de oleosidade é maior. Por isso, dê uma atenção a mais e, se necessário, aplique uma camada extra de produtos na região.

Vale lembrar, ainda, que as maquiagens com efeito matte são as melhores amigas de quem tem oleosidade no rosto. Use e abuse de bases, corretivos e pó compacto para fazer a selagem controlando a produção de sebo.

Se você quiser um acabamento ainda mais profissional, já existem sprays fixadores de maquiagem com toque seco também.

Além de serem uma ótima alternativa de como tirar oleosidade do rosto em menos de 1 dia, também ajudam a manter a maquiagem por mais tempo sem escorrer.

como tirar a oleosidade da pele do rosto

Como tirar oleosidade do rosto em dias de calor?

Os dias de calor são os que costumam revelar ainda mais aquele brilho indesejado na pele. Afinal, além da oleosidade do rosto, ainda precisamos lidar com a produção de suor.

Hoje em dia, o mercado disponibiliza de produtos que são desenvolvidos justamente para esse tipo de situação. Eles normalmente são feitos à base de água e tem um toque mais seco.

Para reduzir a oleosidade do rosto no verão ou nos dias de calor, procure usar produtos específicos e também cuide da sua pele de dentro para fora. Sabe qual é a melhor maneira de fazer isso? Tomando muita água!

Um adulto costuma demandar de pelo menos 2 a 3 litros de água a cada 24 horas, dependendo do peso e altura. Não seja negligente com esse aspecto pois a sua pele ficará mais bonita e o organismo como um todo vai funcionar melhor.

Outra dica para os dias quentes é caprichar ainda mais na limpeza de pele. Leve consigo lencinhos umedecidos próprios para o rosto ou ao menos passe um guardanapo com delicadeza sobre a cútis para diminuir o excesso de oleosidade.

como tirar a oleosidade do rosto

Como tratar a oleosidade do rosto em homens?

A pele masculina também está sujeita à oleosidade, cravos e espinhas. E, pasmem, essa produção de sebo pode ser pelo menos 2 vezes maior do que nas mulheres.

Felizmente, muitos tabus estão sendo quebrados e os homens estão cada vez mais atentos com a própria aparência e saúde da pele. Isso é muito bom para manter a oleosidade controlada.

As recomendações são muito semelhantes às dadas para a pele feminina. Higienize a pele diariamente, use produtos adequados e faça uma esfoliação semanal. Além disso, quando se expuser ao sol use um protetor oil free.

como tirar oleosidade do rosto

Método Caseiro Para Tirar Oleosidade da Pele

Algumas máscaras naturais são outras ótimas alternativas de como tirar a oleosidade da pele em 1 dia. Elas devem permanecer em torno de 10 a 15 minutos na pele e depois serem removidas com água fria ou morna.

Confira algumas opções:

  • Máscara de argila verde;
  • Máscara de amido de milho;
  • Máscara de aloe vera (babosa).

como tirar a oleosidade do rosto em 1 dia

E então, gostou dessas dicas de Como Tirar a Oleosidade do Rosto? Compartilhe! Ou se faltou alguma coisa, por favor deixe um comentário, vai ajudar bastante.

Leave a Reply