Como Tirar Rachadura dos Pés: Passo a Passo Completo

Os nossos pés estão constantemente expostos a poeira, ao peso do nosso corpo, a umidade, ao vento etc. Diante disso torna-se quase impossível evitar ou até mesmo tirar rachadura dos pés.

Apesar de toda a dificuldade de controlarmos esse problema, existe sim maneiras de evitar e principalmente de tirar a rachadura dos pés.

Infelizmente, não é apenas a estética do pé que fica feia com esse problema, mas também a saúde do nosso pé. Por isso, é bastante importante doar uma atenção e cuidado especial para eles.

Neste artigo você saberá 5 passos para tirar esse tipo de problema, além de saber as principais causas e as maneiras de prevenir tal fator.

pés com rachadura

Como tirar rachadura dos pés: 5 Etapas

Para que você consiga entender o passo a passo de como melhorar a qualidade da pele dos seus pés, tirando todas a rachaduras, veja os tópicos abaixo e compreenda como funciona.

1. Escalda pés

Para que a escalda pés funcione ao ponto de tirar rachadura dos pés, primeiro você precisa entender para que ela é feita.

Os poros necessitam ser abertos para que a pele seja amolecida e a utilização de um creme hidratante durante a escalda, também permite que a pele seja hidratada.

Portanto, encha uma bacia com água quente, mas lembre-se de não esquentar muito, pois pode queimar a pele. A intenção é apenas a abertura dos poros.

Adicione algumas gotas de limão, bem poucas, pois o intuito é apenas aromatizar a sua água e intensificar a limpeza da pele.

Depois adicione uma colher cheia de creme hidratante, pode ser um que você usa no seu dia-a-dia.

Após realizar o passo a passo, chegou o momento de deixar os pés imersos durante 15 minutos.

Essa prática ajuda a abrir os poros do pé, retirando dessa maneira toda pele “morta”. Depois é só fazer a secagem dos pés de maneira correta e fazer a retirada da pele. Faça isso com cuidado!

 como tirar rachadura dos pés

como fazer para tirar rachadura dos pés

tirar rachadura dos pés

mulher escaldando os pés

2.      Hidratação nos pés

A hidratação nos pés é uma das melhores formas de evitar o surgimento de rachaduras. Existem várias formas de fazer isso da maneira correta.

Você pode usar um produto específico para os pés, como os vários tipos de creme que a indústria nos fornece. Mas existem formas caseiras de produzir o seu próprio hidratante e tirar a rachadura dos pés.

Uma das fórmulas é com duas colheres de óleo de coco junto com uma colherzinha de sobremesa com açafrão. Outra fórmula utiliza uma colher de sopa de azeite com um pouquinho de água.

Após fazer uma massagem nos pés, coloque uma meia e deixe o seu produto agir enquanto você dorme.

mulher hidratando os pés

3. Tire todo o excesso de pele

Para tirar a pele morta após a seus escalda pés, utilize uma lixa ou uma pedra pomes.

Vale salientar, que deixar o excesso de pele morta do seu pé, pode ocasionar ou ser o motivador principal para as rachaduras.

Os movimentos utilizados com a lixa ou com a pedra, devem ser feitos de forma suave, sem machucar qualquer parte do pé.

4. Secar os pés da forma correta

Muita gente peca na hora de secar o pé. E acredite: existe uma forma correta de fazer isso.

Ao fazer os seus escalda pés ou até mesmo depois de tomar um banho, seque o seu pé da maneira correta, passando a toalha entre os dedos e em todas as partes deles.

Isso evitará problemas como: fungos, acúmulo de bactérias, futuros ressecamentos por conta de problemas da saúde dos seus pés, dentre outros.

calcanhar rachado

5. Evite andar descalço

Existem alguns calçados que prejudicam a saúde dos nossos pés.

Os chinelos que diariamente são usados, por exemplo, devem ser escolhidos com cuidado. Você sabia que alguns sugam o líquido natural que cobre os nossos pés e acabam ressecando eles?

Pois é, muitas das vezes, os problemas estão onde nem imaginamos.

É importante se atentar também se existe o uso em excesso de calçados com salto alto ou se existe o uso excessivo de chinelos.

Lembre-se que o nosso pé sustenta todo o nosso corpo, portanto, além de utilizar um calçado confortável, é importante usar algo que traz saúde e evite a rachadura nos pés.

Para saber exatamente o que usar, um profissional da saúde pode te ajudar nessa questão.

mulher com sapato

Formas de evitar rachaduras nos pés – Principais causas

A psoríase, micose ou até mesmo alergias, podem ser causadores de rachadura nos pés.

Sabemos também que algumas doenças crônicas causam o ressecamento na pele, um deles é o diabetes.

O hipotireoidismo, que é uma disfunção na tireoide, que consequentemente acaba fazendo com que ela trabalhe em um ritmo mais lento, também pode agravar ou ocasionar rachaduras nos pés.

Isso só acontece porque o hormônio da tireoide estimula as glândulas sudoríparas e sebáceas. Dessa maneira, qualquer alteração pode sim causar uma queda enorme no ritmo de hidratação da nossa pele.

Para saber exatamente qual o causador do seu problema especificamente, é necessário que busque saber como está a saúde do seu organismo. Dessa fora, saberá se é um problema que exige um tratamento de hidratação mais intensificado ou não.

mulher cuidando dos pés

Previna a rachadura nos pés

Agora que você já sabe como tirar rachadura dos pés, pode preveni-las de maneira mais consciente.

Sabemos que não existe um modelo de pés perfeitos, e isso não deve ser padronizado.

Mas também sabemos que alguns problemas acabam causando as rachaduras nos pés, que não apenas são prejudiciais, mas também são esteticamente inaceitáveis.

Assim como qualquer melhora em nossa vida, para que possamos obter bons avanços, é necessário mudar hábitos do nosso dia-a-dia.

Vale ressaltar que esse tipo de problema em nossos pés pode também causar sérias infecções.

Não é questão de estética, é sim uma questão de saúde!

Não hesite em fazer um tratamento adequado, busque a melhora agora mesmo.

Agora você já sabe como fazer para tirar as rachaduras dos pés, cabe a você procurar um especialista, identificar a gravidade do seu problema e realizar um tratamento. Boa sorte!

Leave a Reply