Como Usar Glicerina no Cabelo – Passo a Passo

Certamente você se pergunta como usar glicerina no cabelo, ou ainda ouviu falar exatamente que a glicerina de fato está presente em vários produtos que usamos nos dias atuais, principalmente os cosméticos.

E o fato é que atualmente muitas pessoas estão usando a glicerina pura nos fios dos cabelos, tudo para potencializar ainda mais os efeitos da hidratação. Todos sabemos da importância de hidratar o cabelo, no entanto, muitos ainda não sabem como esse procedimento funciona.

Se você deseja saber mais fique conosco acompanhando esse post!

Entendendo como usar a glicerina no cabelo e como ela age

Certamente para compreender como usar glicerina no cabelo devemos saber que além de ser um componente completamente hidratante, nutritivo e até mesmo emoliente, a glicerina certamente possui truques que parecem até toques de mágica.

No fim das contas não há mistério, tudo é ciência. Na verdade, ela ainda possui o poder de conseguir atrair a umidade do ar diretamente para dentro do fio de cabelo, e então reter a mesma por lá.

Dessa forma, a água absorvida do ar acaba demorando para evaporar, e dessa maneira acaba promovendo um efeito ainda mais hidratante para os fios.

hidratação com glicerina

Veja quais são os benefícios da hidratação com glicerina

Entenda que há vários benefícios da hidratação com glicerina, sendo que além de potencializar a hidratação comum, ela ainda apresenta muitos benefícios incríveis, entre eles:

  • Promove maior maciez e concede brilho extremo;
  • Controle total do frizz;
  • Ajuda no combate das pontas duplas;
  • Ajuda no fortalecimento da fibra capilar;
  • Ajuda a estimular na definição dos cachos;

como usar glicerina no cabelo

Como faço para usar glicerina no cabelo?

Sabidamente não há segredo algum em entender como usar glicerina no cabelo, veja bem, basta apenas estar atentas as dicas para fazer a hidratação com a glicerina da forma mais fácil e sem nenhum problema. Vamos conferir o passo a passo abaixo:

  • Primeiro passo: comece lavando seu cabelo com o shampoo de costume;
  • Segundo passo: aqui é o momento de retirar o excesso de água do cabelo, para isso aperte com as próprias mãos, porém, sem secar por completo, justamente porque é importante manter a umidade do fio para alcançar o resultado final;
  • Terceiro passo: logo depois misture em um recipiente duas colheres de sopa da máscara de hidratação que você usa, depois coloque uma colher de sopa de glicerina vegetal;
  • Quarto passo: aqui você dividirá seu cabelo em mechas, e então deverá aplicar a mistura em cada uma delas, nas pontas e no comprimento sempre evitando a raiz;
  • Quinto passo: logo depois prenda o cabelo em um coque e coloque então uma touca plástica;
  • Passo sexto: aguarde em torno de 30 minutos e então enxague bem;
  • Passo sétimo: Finalize com um condicionador, depois enxague novamente e por fim deixe secar naturalmente;

como usar glicerina no cabelo cacheado

Veja aqui como usar glicerina no cabelo cacheado

Aqui você também aprender a como usar glicerina no cabelo cacheado, sendo que aqui passarei duas opções, confira abaixo:

Primeira opção

  • Comece misturando uma colher de sopa de glicerina juntamente com um copo d’água;
  • Aplique então no couro cabeludo e ainda no comprimento durante 20 minutos;
  • Enxague e então finalize como de costume;

Uma observação aqui, é que esta receita pode ajudar contra a descamação do próprio couro cabeludo. Sendo que a segunda opção que você tem de aprender como usar glicerina no cabelo cacheado, é a seguinte:

  • Adicione 6 ml de glicerina diretamente ao seu creme de hidratação e faça isso somente na porção de creme que deverá usar;
  • Aplique então no cabelo e depois deixe agir por 20 minutos, caso seja possível use touca para que seu cabelo absorva bem melhor a água;
  • Por fim, enxague!

glicerina no cabelo cacheado

Conheça algumas dicas para não errar na hidratação com glicerina

Certamente além de aprender como usar glicerina no cabelo, entenda que algumas dicas podem sim mudar por completo o resultado dessa hidratação com glicerina no cabelo. Sendo assim, se ligue nessas dicas que vou passar, siga corretamente e não terá maiores problemas:

Cuidado com a umidade do ar

Saiba que uma das primeiras coisas é justamente ficar de olho na umidade do ar justamente no dia em que essa hidratação for feita. Entenda que a glicerina acaba absorvendo a umidade do ar, sendo assim, acaba levando a mesma para os fios.

Caso você faça esse tipo de hidratação em um dia mais seco, entenda que a glicerina não terá de onde buscar essa umidade, e então ela tirará de seu cabelo, isso deixará seus fios ainda mais ressecados, dessa forma, entenda que o indicado é aplicar a glicerina somente nos dias que a umidade estiver 70% ou mais.

Lembrando que você pode verificar ainda essa umidade do ar diretamente em aplicativos de celular que são capazes de mostrar a previsão do tempo, ou ainda em sites da própria internet.

Além de aprender como usar glicerina no cabelo, certamente você pode aprender como deixar o ambiente mais úmido para que a glicerina consiga trabalhar, borrife água na cabeleira assim que acabar de aplicar essa mistura.

Caso more em uma região onde o clima normalmente é bem seco, saiba que poderá diluir essa glicerina em uma quantidade maior de água, faça isso com o borrifador ou então misture com algumas gotas de óleo vegetal, como o jojoba.

hidratação com glicerina

Nunca use secador ou ferramentas de cabelos quentes

A ideia aqui é jamais secar o cabelo com um secador ou até mesmo usar toda e qualquer tipo de ferramenta de calor como modelador ou até mesmo algo do tipo, principalmente depois de fazer essa hidratação com a própria glicerina.

Sendo assim, esses aparelhos acabarão absorvendo toda a umidade de seu cabelo, deixando o mesmo completamente ressecado devido ao uso da glicerina.

Depois de compreender como usar glicerina no cabelo, lembre-se que a mesma possui um aspecto viscoso, sem cheiro ou cor, podendo lembrar uma gelatina ou gel, no entanto, não é possível trocá-la por qualquer um desses produtos.

Saiba onde encontrar glicerina

Veja bem, a glicerina pode ser encontrada nas farmácias ou em lojas de cosméticos, porém, lembre-se que a melhor glicerina para os fios é vegetal.

Saiba que poderá usar sem medo, e conseguirá resultados extremamente satisfatórios para seus fios!

glicerina no cabelo

Leave a Reply