Cronograma Capilar Oficial: Tabela e Passo a Passo

Você sabe o que o que é um cronograma capilar oficial? Na verdade, muitas pessoas desejam conquistar sim fios bem saudáveis, macios, fortes, hidratados e completamente cheios de vida, não é mesmo?

Além disso, a maioria das mulheres acabam querendo um cabelo semelhante aos de celebridades famosas, sendo que as mesmas geralmente investem muito dinheiro e muitas horas em um salão de beleza.

É bem possível, que você esteja imaginando que para ter um cabelo deste tipo, somente as famosas conseguem, afinal elas possuem cabeleireiros a disposição a todo momento, no entanto, há uma tática bem recente e que você ainda pode usar para conquistar os fios de seus sonhos.

Esta tática nada mais é do que o cronograma capilar oficial, visto que ele é um método criado e pensado justamente para devolver a vida dos fios, sempre recuperando qualquer tipo de cabelos através de tratamentos mais acessíveis.

Porém, devemos entender que isto não é mágica, pelo contrário, precisamos ter cuidados, e os mesmos devem ser sumariamente planejados e seguidos da forma mais adequada possível, sempre pensando e visando os cuidados a longo prazo, porém, oferecendo resultados já nas primeiras semanas.

Além disso, é importante que saibamos que não há cabelos contraindicados, sendo assim, não importa nada se os seus fios são lisos, crespos ou até mesmo cacheados, se são ou não quimicamente tratados, ou se porventura estão em transição para o natural.

Todos os fios são beneficiados com um cronograma capilar oficial, logo, assim, como o próprio nome já diz, certamente não há uma fórmula pronta, na verdade, precisamos entender como identificar o grau de comprometimento dos fios, e então investir nos cuidados adequados.

Podemos destacar de forma bem simples, que o cronograma nada mais é do que uma tabela de tratamentos, a mesma dura um mês e pode ser repetida, é possível ainda ir prologando o tratamento até que os fios estejam devidamente recuperados.

As etapas de um cronograma capilar oficial, acabam envolvendo a hidratação, umectação ou nutrição e por fim a reconstrução. Claro que há um calendário oficial, sendo fixo, entretanto, a maioria dos profissionais indicam que a obtenção de melhores resultados, ocorre quando fazemos um cronograma de acordo com as necessidades de nossos fios.

Cronograma capilar como fazer?

É fato que muitas pessoas ainda não entendem bem sobre como fazer um cronograma capilar no entanto, é bem mais simples do que parece, precisamos entender que ele é um organizador de cuidados e te ajudará a manter os fios em dia.

Certamente você deve estar super animada para começar seu cronograma, no entanto, é importante compreender melhor o que ele é. Não basta apenas querermos cabelos mais bonitos e saudáveis, por mais tempo, logicamente é importante lembrar que ele é uma rotina de cuidados.

O cronograma capilar consiste em uma rotina de cuidados, que intercalam três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Desta maneira, acaba por funcionar como uma espécie de agenda, e lembrando que a cada dia programado, seu cabelo deverá receber um tipo diferente de nutriente. Ademais, vale dizer ainda que ao entender sobre o como fazer cronograma capilar, então você saberá o que é importante no processo ou não.

Desta maneira, lembre-se que o cronograma capilar é perfeito para qualquer tipo de cabelo, independentemente de qual for a textura que ele possua, sendo que em apenas um mês de tratamento, então a saúde dos fios consegue sim ser plenamente recuperada.

Logo, o que todas nós queremos como resultado destes cronogramas: são fios brilhantes, macios, fortes, com movimentos e que são profundamente saudáveis. Desta maneira, você deverá sim saber  como fazer um cronograma capilar, e entender quais são as etapas do mesmo.

Ademais, lembre-se que todas as etapas devem ser respeitas, de nada adianta você começar um cronograma sem ter em mente que deverá seguir todos esses processos. Desta forma, procure então seguir o passo a passo e somente assim, conseguirá obter resultados satisfatórios e plenamente positivos em seus fios.

Siga nossas dicas aqui, e entenda como ficar cada dia mais linda com cabelos fortes, saudáveis, macios, sedosos e perfeitamente bonitos! Lembre-se de continuar lendo nosso post e saberá melhor de como começar seu cronograma do zero, e quais produtinhos são realmente excelentes para seus fios!

cronograma capilar oficial

O que é o Cronograma capilar oficial?

Sobre o cronograma capilar oficial, saiba que ele é uma tabela e que a mesma pode e deve ser seguida, claro que há recomendações de que antes que a pessoa acabe adaptando sua tabela deve iniciar o cronograma com a rotina oficial.

Somente assim, será possível fazer com que os fios de fato se acostumem e sejam previamente preparados para os cuidados que deverão então ser intensificados.

Porém, preciso destacar aqui, que é apenas uma sugestão, claramente não é um consenso entre todos os profissionais, justamente porque alguns sugerem ainda, que o cronograma seja iniciado já com os cuidados mais específicos para os fios, obtendo então os resultados mais eficazes.

Saiba que na tabela abaixo, você conseguirá encontrar algumas recomendações gerais, lembrando sempre que a duração do tratamento é de um mês, sendo que há três tratamentos semanais.

Lembrando ainda, que os dias não precisam de fato ser na segunda, quarta e sexta, no entanto, será preciso ter ao menos um dia de intervalo entre cada um dos procedimentos. Faça da seguinte maneira, seu cronograma capilar oficial:

  • Para a primeira semana: Hidratação, hidratação e nutrição;
  • Para a segunda semana: Hidratação, mais uma hidratação e nutrição
  • Para a terceira semana: a ideia é começar com hidratação, mais hidratação e reconstrução;
  • Para a quarta semana: você precisará de uma hidratação no primeiro dia, outra hidratação no segundo dia e nutrição;

Porém, se o seu interesse é partir direto para um cronograma específico, então saiba que precisará antes de tudo entender a lógica de cada um desses procedimentos, e principalmente saber qual estágios seus fios estão.

cronograma capilar tabela oficial

Entenda a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução

Antes de saber mais sobre como fazer cronograma capilar, então precisará entender melhor sobre esses três tratamentos, lembrando que os mesmos são completamente conhecidos por pessoas que se interessam por cuidados de seus fios.

Claro que a diferença aqui, é que seu cronograma deverá ser planejado de acordo com seus fios, oferecendo então o melhor resultado de cada técnica. Desta forma, antes de realizar todos os processos, precisamos compreender a ação de cada um deles:

Sobre o processo de Hidratação

Muitas pessoas se enganam, justamente porque acham que apenas fios que estão com aspecto mais ressecados, expostos ao sol, com frizz ou até mesmo quimicamente tratados precisam de hidratação.

Na realidade, precisamos entender que é bem comum nossos cabelos perderem nutrientes, massa e até mesmo água ao longo do dia, e isso acontece justamente porque os mesmos estão expostos a algum agente agressor, tal como o sol, poluição, vento e até mesmo o frio.

Até mesmo as condições de nosso próprio organismo são capazes de alterar a oferta de nutrientes dos fios, assim como alterações hormonais ou quem sabe a má alimentação.

Além do mais, pessoas que gostam de mudar o visual e sempre gostam de colocar mais cor, ondular ou até mesmo alisar as madeixas, acabam precisando de maior atenção no quesito ressecamento obviamente.

Ademais, podemos dizer que o processo de hidratação acaba sendo sempre o ponto principal de todo planejamento para que haja recuperação das madeixas, além disso, ele visa repor a água e a umidade dos fios.

Desta forma, a hidratação permite por assim dizer a reidratação dos fios, e ainda é a forma mais indicada para reparar os fios que apresentam os seguintes problemas:

  • São secos;
  • Muito ásperos;
  • Possuem pouco brilho;
  • Que acabam embaraçando facilmente nas pontas;
  • Que possuem pouca flexibilidade;
  • São quebradiços;
  • Que estão com as cutículas levemente abertas;

Dentro do cronograma capilar oficial, o tratamento acaba não agindo profundamente tal qual a reconstrução, no entanto, ele é essencial pelo fato de que oferece os nutrientes necessários para que os fios fiquem mais sedosos, saudáveis, fortalecidos e brilhantes.

Entenda ainda que a vantagem da hidratação é que a mesma pode e precisa ser realizada para qualquer tipo de cabelo, quer o mesmo seja pouco ou muito definido, no salão ou ainda em casa.

Ademais, entenda que os produtos comercializados, são bem diversos, e claramente você poderá testar vários deles, até conseguir encontrar aquilo que traz os melhores resultados.

Saiba ainda, que hidratar os fios não requer grandes segredos, entenda que o ideal é sempre manter uma frequência, e a mesma deve ser semanal, quinzenal, e isso deve acontecer mesmo que os fios não pareçam estar tão ressecados ou ainda danificados.

Claro que a hidratação ainda pode envolver diversos produtos diferentes, sendo que eles podem ser utilizados de acordo com as necessidades de seus cabelos.

Entenda ainda, que as máscaras para hidratação em geral são compostas de silicones, extratos botânicos e até mesmo de frutas.

Além disso, essas máscaras acabam agindo ainda na camada mais externa, e são perfeitamente indicados para fios menos danificados, visto que as âmpolas possuem propriedades que penetram melhor na estrutura capilar sempre conferindo resultados mais potentes.

Geralmente as máscaras ou até mesmo produtos que são indicados para a hidratação contém, em suas fórmulas pelo menos algum desses elementos:

  • Glicerina;
  • Pantenol;
  • Babosa ou Aloe Vera;
  • Mel;
  • Vitaminas;
  • Silicones;
  • Extratos vegetais;

Porém, no momento da realização do cronograma capilar oficial, tome cuidado com os excessos também, entenda ainda, que se for aplicar muito produto ou quem sabe não respeitar o intervalo entre cada tratamento, então os efeitos podem ser bem ruins.

Entre os efeitos ruins que podem aparecer estão a descamação do próprio couro cabeludo, a oleosidade aumenta principalmente na raiz desses fios.

cronograma capilar caseiro

Entendendo a nutrição ou umectação

Antes de conhecer o cronograma capilar tabela oficial, então saiba que quando vamos nutrir os cabelos, tudo serve para repor os lipídeos, logo, este procedimento é capaz de devolver a oleosidade dos fios.

Muitas pessoas que possuem cabelo oleoso, acabam pensando que podem dispensar esta parte do tratamento, justamente porque não entendem que os fios precisam dos lipídeos para ficarem mais bonitos, saudáveis e alinhados.

Sendo assim, a umectação pode sim ser feita com óleos vegetais ou quem sabe máscaras de nutrição que são enriquecidas com óleos, sendo que as mesmas são indicadas sempre para devolver ou ainda dar mais forma, vitalidade e brilho aos fios.

Além disso, antes de compreender o cronograma capilar tabela oficial, precisamos saber que a umectação é capaz ainda de retirar este tipo de aspecto danificado ou ressecado, lembrando que tal técnica é indicada para tais cabelos:

  • Cabelos que armam com muita facilidade;
  • Os mais ásperos;
  • Aqueles que embaraçam facilmente;
  • Que possuem aspecto ressecado;
  • Que não tem brilho;
  • Que estão com pontas duplas;
  • Que estão com frizz;

Além do mais, precisamos ressaltar ainda que a nutrição precisa ser feita juntamente com a hidratação, e a mesma servirá para reforçar os seus benefícios diminuindo então a perda de água pelo cabelo.

Se você ainda está na dúvida, saiba que a umectação e nutrição são dois processos diferentes, no entanto, possuem o mesmo objetivo: nutrir o cabelo, por isso acabam fazendo parte da mesma etapa.

Ademais, entenda que enquanto a nutrição deve ser feita com máscaras nutritivas ou ainda um óleo misturado à máscara, sendo que a umectação é feita ainda apenas com óleo mineral ou vegetal.

Lembrando que aqui vale a mesma regra, ou seja, nada de excesso, afinal entenda que nutrir demais poderá fazer com que seu cabelo fique com aspecto pesado, seboso e completamente sem movimento.

como fazer cronograma capilar

Etapa de Reconstrução

Esta é mais uma das etapas presentes no cronograma capilar tabela oficial, precisamos lembrar que nossos fios possuem queratina, e a mesma vai sendo perdida principalmente quando os mesmos sofrem agressões do sol, calor ou químicas.

Além disso, saiba que a reconstrução capilar, de fato visa a realização de reposição de massa, de proteínas, aminoácidos e queratina, sendo que ele é essencial para os seguintes cabelos:

  • Fios ressecados;
  • Cabelos com fios porosos;
  • Fios com pouca elasticidade;
  • Fios quebradiços;
  • Fios que recebem química com grande frequência;

Porém, precisamos lembrar que este procedimento geralmente é feito com menor frequência que as hidratações, no entanto, a quantidade acaba sendo definida de acordo com o grau de danificação do cabelo.

Lembrando ainda, que geralmente os fios são completamente às progressivas, tinturas, alisamentos ou até mesmo aos demais procedimentos químicos, e eles tendem a ficar mais enfraquecidos e perder um pouco mais de queratina.

Ademais, é preciso lembrar que a reconstrução não deixará os cabelos mais sedosos ou mais brilhantes, e isso porque o procedimento apenas é capaz de repor a massa capilar, proteger e ainda encorpar os fios.

Lembre-se que ao exagerar na reconstrução isso fará com que seus cabelos fiquem rijos e enfraquecê-los, simplesmente porque o exagero de uso de queratina acaba endurecendo a estrutura do fio favorecendo e fazendo com que o mesmo se quebre.

cronograma capilar para crescimento

Como posso avaliar meu cabelo antes de fazer o cronograma capilar tabela oficial?

Entenda que caso solicite um teste microscópico de seus fios, que também é chamado de análise capilar, compreenda que o profissional será capaz de identificar a saúde de seus fios. Sendo assim, entenda que geralmente são usadas 4 níveis de erosão de acordo com a escala abaixo:

Nível 0

Nesse nível os cabelos são mais brilhantes e macios, e claramente o dano acaba sendo bem pequeno, isso porque todo fio acaba sofrendo alguma ação ou danos. Porém, sabemos que esta fibra está bem selada, logo, em todo comprimento desse fio não há descamação ou cutículas abertas.

Nível 01

No nível 01, o cabelo acaba ficando com um toque levemente áspero, no entanto, o aspecto parece saudável, além disso, ao longo do fio, há pequenas aberturas das cutículas e as fibras começam a apresentar certa irregularidade.

Nível 02

No nível 02, a cutícula começa a apresentar uma abertura significativa sendo que as fibras do fio acabam ficando bem irregulares e demarcadas, ademais, o cabelo é áspero em geral e certamente haverá dificuldades em penteá-lo.

Nível 03

Neste nível, há espaçamentos entre as fibras, sendo que o profissional consegue observar a massa intracelular da própria superfície, as fibras também são bastante desiguais, e novamente o dano é bem demarcado. Lembrando que neste estágio geralmente o cabelo é bastante áspero, opaco, sem movimento e frágil.

Nível 04

Aqui a erosão é bem intensa e significa ainda um grande dano ao cabelo!

Porém, é preciso ter bastante calma afinal, este teste serve apenas para pesquisas mais profundas do fio, sendo assim, você ainda pode testar a saúde de seus cabelos em casa de modo bem simples:

cronograma capilar como fazer

Teste da porosidade ou do copo d’água

Precisamos entender antes de saber qual é o cronograma capilar tabela oficial, que todo cabelo possui algum grau de porosidade, onde os fios conseguem sim absorver melhor os tratamentos, claramente há 3 graus deles:

Baixa

Aqui os fios ficam com as cutículas bem fechadas, onde geralmente eles são mais saudáveis e com aspecto bem brilhante, sendo que apresentam ainda menos absorção de água, hidratação e até mesmo reconstrução.

Entenda ainda, que caso seus fios sejam de baixa porosidade, deverá de certa forma, investir por completo em hidratação.

Média

O cabelo possui cutículas levemente abertas e permitem ainda que esses tratamentos penetrem por completo nos fios, de modo mais fácil possível. Lembrando que geralmente são cabelos que de certa maneira, já sofreram procedimentos químicos, no entanto, sem danos severos, por isso precisam então de mais nutrição.

Desta maneira, se o seu cabelo possui porosidade média, então prefira a nutrição ou umectação!

Alta

Aqui os fios possuem cutículas bem abertas, sendo que conseguem então absorver água mais rapidamente, isso inicialmente pode até parecer vantajoso, no entanto, é bem ruim, justamente porque o cabelo perde esta água tão depressa quanto absorveu.

Como resultados, então os fios acabam ficando frágeis, ressecados e muitas vezes com frizz, sendo que caso seu cabelo afunde então é o momento de intensificar a reconstrução por completo.

Como fazer este teste?

Antes de começar a fazer um cronograma capilar passo a passo precisamos testar nossos fios, e para fazer isso em casa, pegue um copo com água e um fio de cabelo seu. O ideal é que esse cabelo tenha sido lavado no dia, e você pode pegar os fios que caem no banho!

Depois encha esse copo com água, e então coloque seus fios dentro, depois aguarde mais ou menos 10 minutos, sendo que caso ele fique boiando ou muito próximo a superfície, então significa que sua porosidade é baixa.

Caso o fio desça um pouco, ficando então meio suspenso no centro do corpo, é porque seu cabelo possui média porosidade, no entanto, se o cabelo afundar totalmente, sua porosidade é alta.

cronograma capilar passo a passo

Sobre o teste de elasticidade

Esta parte aqui, quer dizer que para que seus fios não quebrem a cada movimentação, então será preciso que os mesmos tenham um pouco de elasticidade. Desta forma, quando os fios estão danificados, ressecados ou frágeis, então esta elasticidade é bastante prejudicada, causando uma quebra maior.

Lembrando que este teste é bem indicado para cabelos com mechas ou coloridos, sendo assim, para poder testar a elasticidade do fio, então arranque-o, lembre-se que deve estar seco.

Depois estique-o sem muita força, sendo o suficiente para que o mesmo fique por completo alongado, e então observe seu comportamento:

Para fio saudável: ele deverá se alongar, e deve então esticar-se levemente logo voltando ao estado normal;

  • Para fio muito elástico: aqui o fio se estica, porém, sofre mudanças na estrutura não retornando ao estado normal, em outros casos se quebra. Claramente a elasticidade está alterada e o cabelo muito frágil, sendo assim, é preciso intensificar a reconstrução e nutrição;
  • Pouco elástico: aqui o fio se rompe rapidamente, apresentando uma estrutura mais resistente quando você tenta estica-lo novamente, isso aparenta ressecamento, sendo que é preciso investir e muito na nutrição e hidratação;

cronograma capilar crescimento

Sobre o teste da cutícula

Lembrando antes de começar seu cronograma capilar passo a passo, será preciso ainda fazer o teste da cutícula, sendo que o mesmo pode ser feito sem haver necessidade de arrancar esse fio da cabeça.

Sendo assim, comece posicionando os dedos bem no começo do fio, essa que é a parte que fica no couro cabeludo, tudo com a ponta dos dedos indicador e polegar, tudo igual à uma pinça.

Sendo assim, procure deslizar os dedos até a ponta final e então perceba o deslizamento: veja se o atrito entre sua pele e até mesmo o fio for leve ou pequeno, então é sinal claro de que seu cabelo está mais saudável e as cutículas estão bem mais firmes.

Desta forma, se houver um atrito maior, quando há uma certa resistência do deslizamento, é um sinal bem claro de que as cutículas estão muito abertas e obviamente a porosidade está bem alta.

Se porventura não houver atrito, então é bem visto que a porosidade está baixa, sendo que isso indica as cutículas estão bem fechadas e que muito provavelmente, seu cabelo nunca recebeu química.

cronograma capilar

Como fazer cronograma capilar para cada dano capilar

Saiba que a ideia aqui é começar a tratar seus fios com cronograma capilar oficial, e logo depois de um mês então migrar para o tratamento completamente adaptado ao seu cabelo, ou ainda, ao iniciar com o cronograma capilar adaptado.

Sendo assim, comece então fazendo os testes de porosidade, cutícula ou elasticidade, e então descubra como está a saúde de seus fios.

Ademais, lembre-se que esta tabela de tratamentos serve apenas para facilitar e organizar cuidados com o cabelo, logo você poderá usar a sugestão oficial ou as adaptadas.

Desta forma, abaixo você encontrará alguns modelos prontos para cada grau de danificação capilar:

Cronograma capilar passo a passo para cabelos saudáveis

Para fazer o cronograma capilar passo a passo para cabelos saudáveis, saiba que seus fios não podem ter química ou tintura, geralmente seus fios apresentam bastante brilho, sedosidade e leveza.

Saiba que não é apenas a estética que deve estar boa, justamente porque o fio está bem nutrido, com a estrutura bem resistente e preservada.

Porém, esse cabelo precisa manter os cuidados para realmente continuar mais bonito e saudável, sendo assim, o ideal é organizar seu cronograma capilar passo a passo assim:

  • Na primeira semana: pode fazer hidratação, hidratação e reconstrução;
  • Na segunda semana: hidratação, nutrição e hidratação;
  • Na terceira semana: hidratação, hidratação e nutrição;
  • Na quarta semana: hidratação, nutrição e reconstrução;

Lembrando que esse procedimento de cronograma capilar passo a passo para cabelos saudáveis pode ser feito nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Procure sempre pensar que a prioridade é a hidratação, sendo que a mesma sempre deve ser realizada ao menos 7 vezes durante o mês, já a nutrição e reconstrução devem ser feitas também, no entanto, o espaço entre cada uma delas é maior.

Além disso, como estes fios estão saudáveis, então eles precisam apenas manter os nutrientes e a hidratação, apenas protegendo a estrutura dos danos diários.

cronograma capilar oficial

Como fazer cronograma capilar para cabelos pouco danificados

Aqui você terá uma base de como fazer cronograma capilar para cabelos pouco danificados, entenda que caso seus fios estejam um pouco danificados, então é bem provável que estejam com aspecto menos brilhante e ainda com um grau moderado de ressecamento, invista então na nutrição.

Desta forma, os procedimentos podem e devem ser feitos nas segundas, quartas e sextas-feiras da seguinte maneira:

  • Na primeira semana: pode fazer hidratação, nutrição e hidratação;
  • Na segunda semana: hidratação, hidratação e nutrição;
  • Na terceira semana: hidratação, nutrição e hidratação;
  • Na quarta semana: hidratação, nutrição e reconstrução;

Mesmo aqui, a hidratação continua sendo obviamente a prioridade, no entanto, para os fios pouco danificados, será preciso intensificar a nutrição e a mesma ocorre 4 vezes por mês.

cronograma capilar tabela oficial

Como fazer Cronograma capilar para cabelos muito danificados?

Aqui aprenderemos então como fazer cronograma capilar para cabelos muito danificados, lembre-se que o cabelo danificado possui um aspecto bastante ressecado, sendo quebradiço e ainda possuem frizz.

Ademais, as pontas duplas aparecem ainda mais rapidamente e esses fios tendem a ser mais ásperos e rígidos, sendo assim, se você fez o teste da porosidade e o fio afundou, então é preciso trabalhar e intensificar na reconstrução.

Da mesma forma que os anteriores, os procedimentos podem e devem ser feitos nas segundas, quartas e sextas-feiras da seguinte maneira:

  • Na primeira semana: pode fazer hidratação, nutrição e reconstrução;
  • Na segunda semana: nutrição, hidratação e nutrição;
  • Na terceira semana: hidratação, nutrição e reconstrução;
  • Na quarta semana: hidratação, hidratação e nutrição;

Lembre-se ainda, que cabelos danificados geralmente precisam de tratamentos bem mais intensivos, desta forma, para entender como fazer um cronograma capilar para esses tipos de fios, foque naqueles que tratamentos que protegem os fios e que ofereçam nutrientes capazes de recuperar a saúde dos mesmos.

Por isso, coloque na sua lista: não adianta de nada fazer reconstrução capilar sem a hidratação, justamente porque os fios podem sim ficar mais pesados e até mesmo mais quebradiços.

Porém, é muito importante darmos atenção ao espaço entre cada tratamento, justamente para que o cabelo também não fique de forma alguma sobrecarregado, justamente porque a reconstrução pode sim ter efeito inverso e deixar esse fio mais denso e quebradiço.

cronograma capilar caseiro

Como faço cada tratamento?

Depois de aprender mais sobre cronograma capilar como fazer, então você já sabe praticamente como montar sua rotina de cuidados, e então precisa de duas coisas que são fundamentais: saber fazer os tratamentos e por fim seguir a tabelinha.

Sendo assim, procure lembrar que os cuidados são frequentes, e devem acontecer 3 vezes por semana, para isso é preciso fazer a hidratação, nutrição e reconstrução em casa, acaba sendo uma boa opção para economizar tempo e dinheiro.

Ademais, compreenda ainda, que existem diferentes formas, modos e produtos para cuidar dos fios, sendo importante ainda lembrar que nenhum cabelo é igual ao outro, sendo por isso, os cuidados que outra pessoa terá nem sempre será os mesmos que os seus!

Desta forma, para fazer o melhor tratamento, então teste os tipos de tratamento, e então descubra qual é o mais adequado ao que realmente deseja.

Entendendo como fazer a hidratação

Dentro do cronograma capilar como fazer, saiba que o processo básico da hidratação deve começar com a limpeza dos fios. Então procure lavar o cabelo com o shampoo de sua preferência, faça isso realizando movimentos circulares e leves.

Além disso, o ideal é que você não esfregue os fios, pois a espuma e até mesmo o enxágue já são o bastante para higienizá-los, depois repita a lavagem.

Depois pressione uma toalha diretamente contra os fios, e então retire o excesso de água, nunca esfregue a cabeça pois infelizmente isso pode causar frizz. Então faça a escolha da máscara hidratante de acordo com seu cabelo, e então aplique-o mecha por mecha.

Procure se lembrar de não depositar muito produto próximo ao couro cabeludo, ademais, entre os componentes que você poderá usar para hidratar seus fios, dentro do cronograma capilar oficial estão os seguintes:

  • D-Pantenol: é capaz de ajudar a prolongar cada vez mais a hidratação, dando maior brilho e maciez aos fios;
  • Manteiga de Oliva: ela é capaz de promover uma hidratação ainda mais profunda;
  • Óleo de coco extra virgem: possui muitos nutrientes e ainda vitamina E;
  • Babosa: é capaz de ajudar na regeneração dos fios, diminuindo por completo a queda;
  • Aminoácidos: eles são capazes de deixar seus fios ainda mais fortes e macios, justamente por serem capazes de auxiliar na reestruturação da fibra capilar;

Entenda que cada produto desses possui um tempo de ação completamente diferente do outro, sendo assim, a ideia aqui é verificar por completo o rótulo, no entanto, é importante que ele fique agindo sempre por no mínimo 10 minutos.

Caso queira intensificar a ação destes produtos, então você poderá usar toucas bem específicas de hidratação, ou ainda de enrolar um plástico, e uma toalha por cima. Lembre-se que isso fará com que a cabeça fique mais aquecida e este produto atue melhor!

Depois a ideia é enxaguar bem até remover o produto por completo.

como fazer cronograma capilar

Fazendo o processo de umectação e nutrição

Este processo faz parte dentro do cronograma capilar oficial, sendo que a nutrição dos cabelos é essencial, e obviamente serve ainda para nutrir os fios, podendo trazer ainda em sua composição um ou mais destes componentes:

  • Óleo de abacate: esse óleo possui as vitaminas A, D e E;
  • Óleo de coco: este óleo possui vitamina E, ácidos graxos e age fortalecendo os fios;
  • Óleo de Argan: é capaz de diminuir o frizz por completo, e tirar o aspecto áspero dos mesmos;
  • Óleo de semente de uva: sobre tal óleo o mesmo é rico em vitamina E, mais ácidos graxos;
  • Azeite de Oliva: possui uma excelente fonte de vitaminas A, D, K e E;
  • Óleo de linhaça: sobre este mesmo, ele possui ômega 6, vitamina E, e ainda ceramidas;
  • Óleo de Rícino: é bem capaz de auxiliar por completo no fortalecimento e ainda diminui por completo a quebra;
  • Óleo de Ojon: este tipo de óleo é capaz de reduzir o frizz e ainda nutre profundamente;
  • Manteiga de karité: ele é rico em vitaminas A e E, além de reduzir por completo a perda de água dos fios;
  • Manteiga de manga: esta manteiga é bem capaz de hidratar profundamente;
  • Manteiga de murumuru: quanto a esta manteiga a mesma é completamente rica em ácidos graxos e ainda é capaz de auxiliar a reduzir o frizz;
  • Manteiga de cacau: permite o selamento dos fios e ainda os protege contra os raios solares;
  • Manteiga de cupuaçu: sobre esta mesma manteiga, a mesma é rica em ácidos graxos, concede maciez e de quebra protege os fios dos danos solares;

Quanto ao tratamento dentro do cronograma capilar passo a passo há 3 formas de fazê-lo:

Fazendo a nutrição com máscara

Certamente você deve entender que existem sim diversos produtos que são compostos por manteigas e óleos, e os mesmos ajudam a devolver a oleosidade de seus fios.

Desta maneira, para poder fazer a nutrição no banho, então comece lavando seus cabelos com shampoo e depois enxágue bem. Após esse momento, então escolha a máscara nutritiva de sua preferência, e então aplique em cada mecha do cabelo, e evite depositar o produto na raiz.

Lembre-se que em média a máscara deve agir, por até 20 minutos, então após esse período enxágue bem!

cronograma capilar para crescimento

Fazendo a umectação com óleo vegetal

Para fazer o cronograma capilar passo a passo, então você deverá compreender que o ideal é não lavar seu cabelo no dia da nutrição, sendo assim, procure ficar com os fios sujos e secos, depois escolha o produto de sua preferência e então aplique o mesmo em toda a extensão dos fios, faça isso da raiz até as pontas.

Depois basta aplicar mecha por mecha, somente assim, evitará que o óleo se acumule ou então não recubra alguns fios. Ademais, procure então deixar agir por ao menos 20 minutos, sendo que deve enxaguar para poder tirar a primeira camada deste produto.

Sendo assim, lave normalmente ou ainda duas vezes seus cabelos, caso seja necessário use condicionador e enxágue bem.

cronograma capilar como fazer

Fazendo a umectação noturna

Essa é uma parte importante do cronograma capilar passo a passo, sendo que assim como a própria umectação com óleo vegetal, saiba que o tipo noturno realmente precisa que os fios estejam mais secos e sujos.

Desta forma, procure aplicar este produto em cada mecha, faça isso incluindo a raiz, lembre-se que quanto mais você massagear seu couro cabeludo, então bem melhor será a estimulação dessa região, justamente porque esses movimentos favorecem a circulação sanguínea.

Depois você só precisa enrolar um tecido em sua cabeça, para enfim aumentar a temperatura, e por fim para evitar sujar seu travesseiro, procure sempre dar preferência aos tecidos, justamente porque permitem que seu cabelo consiga respirar.

Logo bem no outro dia pela manhã, então será necessário enxaguar os fios com água fria e/ou morna, além disso, saiba que o ideal é que a mesma esteja mais geladinha. Logo será preciso então usar um creme para pentear, auxiliando na proteção dos fios!

Fazendo a reconstrução

Mais uma parte do tratamento do cronograma capilar tabela oficial, entenda que ela é capaz de devolver queratina ao seu cabelo. Ademais a substância é uma proteína que constitui ainda em cerca de 90% do fio, lembre-se que sem ela o cabelo fica frágil, quebradiço e sem elasticidade.

Para o tratamento de reconstrução será preciso então de queratina liquida ou caso tenha em gel, o efeito é o mesmo, máscara de hidratação de sua preferência, shampoo antirresíduos, e ainda um protetor térmico.

Entenda sempre, que entre os componentes que normalmente são perfeitamente encontrados nas máscaras de reconstrução, sendo que entre elas estão:

  • Contém queratina;
  • Creatinina;
  • Colágeno;
  • Cisteína;
  • Colágeno;
  • Arginina;
  • Aminoácidos;
  • Proteína hidrolisada (tal como a do trigo e do milho);

Dentro do cronograma capilar oficial procure lavar os cabelos dando preferência a um shampoo antirresíduos, pois ele então promove uma limpeza mais profunda e ainda é capaz de auxiliar na abertura das cutículas do fio.

Desta maneira, o produto de reconstrução irá penetrar com maior facilidade, então logo depois de lavar então é o momento de retirar o excesso de água, lembre-se de fazer isso evidentemente sem esfregar.

Após é o momento de separar o cabelo em mechas, somente assim, será possível fazer a aplicação da queratina, sempre garantindo então que o produto seja perfeitamente depositado de maneira super uniforme.

Ademais, compreenda ainda, que existem queratinas comercializadas na forma líquida, sendo que ainda há outros com consistência mais pastosa. Para poder facilitar a aplicação saiba então que poderá usar borrifadores, quando estiver na forma líquida, ou ainda em pincéis, quando estiver na forma de pasta.

Quanto ao tempo de ação o mesmo é de 05 a 10 minutos. Enfim, posteriormente aplique uma máscara de hidratação intensa e então deixe a mesma agir por cerca de 20 minutos, logo após enxágue bem seu cabelo.

Caso queira finalizar seu cronograma capilar oficial com esse processo, então faça uso do secador ou da própria chapinha, sendo que é preciso usar o produto térmico. Seque os fios com seu secador, e então aplique o protetor passando a chapinha, e então espere no mínimo 48 horas para lavar seus fios.

Como pode ver, no cronograma capilar oficial, há sempre um intervalo entre cada tratamento, somente assim, será possível evitar a sobrecarga e que os fios sejam danificados.

cronograma capilar crescimento

Quem pode fazer o cronograma capilar crescimento?

Muitas vezes a maioria das pessoas não sabem para que serve o cronograma capilar crescimento, outras pessoas ainda não entendem para quais tipos de cabelos eles servem, entenda que o cronograma é adaptável às necessidades de seus fios, eles visam deixa-lo mais fortalecido e saudável.

Até mesmo os cabelos oleosos não só podem como precisam ser hidratados, sendo que os cuidados devem estar focados na escolha dos produtos, e ainda na frequência de cada tratamento realizado.

Mas será que o cronograma capilar oficial é melhor do que os demais tratamentos isolados? Saiba que um cronograma é o responsável por organizar os tratamentos para que seus fios recebam as reposições e os nutrientes no tempo necessário.

Entenda ainda, que isso não significa que este tratamento acaba atuando como uma espécie de fórmula mágica, na verdade, os resultados dependem efetivamente de seu comprometimento com os dias de cada procedimento.

Além disso, aquelas pessoas que cuidam de seus fios, realmente sabem que nutrir e hidratar é bem necessário para manutenção da saúde dos fios. Lembrando que geralmente, as pessoas acabam dando atenção aos cabelos apenas em situações que demandam certa emergência, ou quando apenas sobra um tempo.

Desta forma, o que podemos dizer é que o cronograma capilar efetivamente funciona como um organizador de cuidados.

Para aquelas que querem aprender como montar um cronograma capilar para crescimento, então primeiro precisam analisar o cabelo conforme passado anteriormente, somente assim, poderão comprar os produtos indicados para as madeixas.

Sendo assim, para a hidratação durante o período deste cronograma, então é bem importante ter em mãos produtos que tenham em sua composição extratos vegetais e vitaminas. Desta maneira, nesta etapa, podemos acrescentar café em pó em nossa máscara capilar, sendo que ele é um excelente acelerador de crescimento.

Já na etapa da nutrição dentro do cronograma capilar crescimento, então, os produtos devem ser responsáveis por repor lipídeos e vitaminas, que são essenciais para a fibra capilar. Sendo assim, nesta etapa ainda podemos usar o óleo de coco, ele servirá para a umectação.

Lembre-se que este ativo é excelente para o crescimento saudável dos fios. Ele é perfeitamente capaz de reparar a fibra do cabelo, desta maneira, suas madeixas quebrarão bem menos, e isso fará com que o crescimento fique bem mais aparente.

Por fim, chegamos na etapa da reconstrução, é o momento em que você deverá buscar produtos que devem agir profundamente em sua fibra capilar, a partir daí, então será uma excelente maneira de recuperar o cabelo de dentro para fora.

Nesta fase do tratamento produtos que possuem como base a queratina, são simplesmente importantes! Além do mais, não basta apenas focar no cronograma capilar crescimento, então preste atenção na forma como lava seu cabelo.

Aqui é preciso salientar que o shampoo vai na raiz e o condicionador direto no comprimento, e jamais o contrário. Depois então é interessante enxaguar os cabelos com água morna ou fria, e procure não esfregar seu couro cabeludo para não quebrar seus fios!

cronograma capilar

Veja aqui algumas dicas de como fazer seu cabelo crescer

Além das dicas do cronograma capilar crescimento, é importante entender que de fato há outras técnicas que realmente podem ser usadas para acelerar o ritmo de crescimento de seu cabelo.

Então procure massagear seu couro cabeludo principalmente durante alguns minutos, isso deverá ativar a circulação sanguínea na área em questão, isso fará com que a mesma receba mais oxigênio auxiliando por completo no crescimento.

Ademais, procure não esquecer ainda que precisas beber muita água, tudo para manter a hidratação e sua saúde corporal em dia, depois corte as pontas do cabelo para retirar as pontas duplas, elas fazem com que o fio quebre com maior frequência, fazendo com esse crescimento não seja tão percebido.

Cronograma capilar caseiro como fazer?

Para fazer um cronograma capilar caseiro, então saiba que a primeira etapa é sim hidratar, sendo que não importante qual for seu tipo de fio, entenda que ele perderá água no dia a dia.

Em partes isso acontece por causa dos agentes externos, tais como: poluição, sol, umidade, além do uso de ferramentas que possuem calor.

Desta forma, a hidratação é essencial para recuperar a maciez e o brilho, sendo assim, um excelente ingrediente para usar no tratamento é a maisena, justamente porque ela ajuda a acabar com este aspecto mais seco.

Desta forma, abaixo você aprenderá o passo a passo do cronograma capilar caseiro dessa mistura poderosa com este ingrediente:

  • Para o 1º passo: logo após lavara os cabelos duas vezes com um shampoo sem sal, então retire o excesso de umidade e então aplique sua máscara de hidratação preferida;
  • Para o 2º passo: pegue uma panela e então misture apenas algumas colheres de maisena com água, tudo dependerá do comprimento do seu cabelo, aqueça até que se forme uma massa mais pastosa.
  • 3º passo: depois de aplicar a pasta no cabelo, bem por cima da máscara de hidratação, estando ainda morna, deixe agir por 30 minutos.
  • 4º passo: aqui é o momento de lavar os fios com água fria, faça isso tirando toda a mistura, porém, sem usar nenhum tipo de shampoo;

Outro ingrediente que pode ser usado no cronograma capilar caseiro, então pode ser perfeitamente usado é o café, ele não somente limpa quanto ainda hidratar e limpa as madeixas.

Entenda ainda que a cafeína, que está presente neste pó acaba ajudando e muito no crescimento dos fios, então é uma pedida para aqueles que estão em transição capilar e querem ver logo esses cachos aparecerem.

Sendo assim, misture o café com sua máscara de hidratação, agora confira o passo a passo dessa receita super incrível:

  • 1° Passo: pegue um recipiente e misture duas colheres e pó de café, três colheres da sua máscara concentrada de hidratação e uma colher de mel;
  • 2º Passo: depois com esta mistura pronta, e estando com seus fios lavados, procure aplicar essa mistura nas madeixas, faça isso enluvando mecha por mecha, e massageie suavemente;
  • 3º Passo: aqui depois da aplicação deixe então essa mistura agir de 30 a 40 minutos nos fios;
  • 4º Passo: quando o tempo de descanso acabar, então enxágue em abundância seu cabelo, tudo isso irá tirar qualquer resíduo de café, e então aplique o condicionador para selar seus fios;

 cronograma capilar oficial

Nutrição usando óleo vegetais é ideal para fios secos e danificados

Esta é a segunda fase do cronograma capilar caseiro, sendo que ele serve ainda para repor lipídeos do seu cabelo, logo, é capaz de trazer de volta a oleosidade natural.

Sendo assim, para aquelas que são crespas e cacheadas, que sofrem com ressecamento por conta do formato encaracolado, saibam que nutrir as madeixas é importante.

Será a nutrição quem deverá selar e definir ainda melhor os fios, sendo assim, invista na umectação capilar, conseguindo então um resultado super eficiente, sendo que o óleo de coco e o de rícino acabam sendo algumas das melhores opções para tal técnica, saiba como fazer:

  • 1º Passo: procure colocar uma colher de óleo de coco ou até mesmo rícino em pote e então esquente por dois minutos no micro-ondas ou até mesmo no forno;
  • 2° passo: estando com seu cabelo seco e meio sujo, então aplique um pouco de óleo em mecha por mecha e até mesmo na sua raiz, massageie seu couro cabeludo, justamente porque isso ajudará na circulação sanguínea estimulando o crescimento dos fios saudáveis;
  • 3º Passo: entenda que deve deixar o produto agir por duas horas em seu cabelo, entenda que esse é o tempo ideal para que seu couro cabeludo absorva os nutrientes que os óleos oferecem;
  • 4º Passo: esse é o momento de enxaguar seu cabelo com água fria, e então lave duas vezes com um shampoo específico para seu tipo de cabelo, depois aplique um pouco de condicionador somente nas pontas de seu cabelo;
  • 5º Passo: depois de seu banho então tire o excesso de água, e logo a seguir então aplique o creme para pentear facilitando o desembaraço protegendo os fios dos agentes externos;

cronograma capilar tabela oficial

Reconstrua com vinagre de maçã: ele equilibra o PH das madeixas

Saiba que o último estágio do cronograma capilar caseiro, é o tratamento capaz de devolver as proteínas naturais dos cabelos que já passaram por processos químicos e que sofrem com queda e quebra.

O cabelo tende a ficar mais poroso, e super opaco, nesse caso, então você poderá fazer com a queratina líquida, caso não tenha aposte em uma reconstrução com vinagre de maçã.

Veja bem, este é um produto bem ácido e possui pH baixo, que deverá equilibrar o alto pH, dos cabelos que estão danificados.

Ademais, em determinados casos mais urgentes, entenda então que este tipo de reconstrução poderá ser feito em até uma vez por semana. Então você não se encaixará neste quadro, aumente para cada 15 dias, lembre-se que se fizer em excesso, o tratamento enrijecerá os fios.

Confira o passo a passo do cronograma capilar caseiro:

  • 1º passo: comece lavando seus cabelos, faça isso com shampoo sem sal ele servirá para retirar qualquer tipo de resíduo de produtos e até mesmo oleosidade;
  • 2º passo: comece então a aplicar a máscara de reconstrução, faça isso enluvando as mechas e deixando agir por cinco minutos;
  • 3º passo: agora é o momento de aplicar o condicionador bem no comprimento e nas pontas, faça isso deixando o produto agir por dois minutos, logo em seguida procure então enxaguar e por fim retire o excesso de água dos fios com uma toalha tudo sem esfregar;
  • 4º passo: esse é o momento do vinagre, pegue então meia xícara de vinagre de maçã, e misture então com 3 xícaras de água filtrada;
  • 5º passo: aqui é o momento de aplicar essa mistura por todo seu cabelo, e lembre-se de massagear muito bem seus fios, e então logo após deixe agir de cinco a dez minutos, por fim enxague bem sem deixar resíduos;

cronograma capilar caseiro

Gostou de nossas dicas? Continue seguindo nossos posts e saberá maiores novidades mais rapidamente!

Leave a Reply