Ideias de Headband Feminino [e Criativo] – Ótimas Dicas

Se você é antenada nas tendências de moda, certamente já percebeu o retorno dos looks com headband feminino. A boa notícia é que esse é um acessório prático, versátil e que vai bem em qualquer estação. Saiba mais neste post!

A trajetória histórica da moda nos mostra diversas alternativas de acessórios para o cabelo que fizeram sucesso ao longo do tempo. Chapéus, flores, presilhas, faixas, tiaras, coroas, entre outras.

As headbands, por exemplo, estiveram muito presentes nos looks das décadas de 1960 e 1970, com os hippies, e também nos anos de 1980, mas com um toque mais colorido e extravagante.

Agora, esse acessório voltou com tudo. A boa notícia é que a variedade de estilos está muito maior.

Essa é uma escolha inteligente para deixar o visual mais atraente, disfarçar os fios de cabelo fora do lugar e até mesmo para dar maior destaque ao penteado em ocasiões especiais.

São tantas variações de headband criativa que ela pode ser usada tanto em looks festivos como casuais. Há quem não abra mão nem mesmo no momento de praticar esportes.

Se você quer saber como usar headband feminino e se inspirar em diferentes opções desse acessório de cabelo, veio ao lugar certo. Continue acompanhando e inclusive a aprenda a como fazer o seu em casa!

Bora conferir?

O que é Headband?

Headband é um termo em inglês que pode ser traduzido como uma faixa que fica em torno da cabeça. Aqui no Brasil, ela também é conhecida como tiara, diadema, arco ou faixa de cabelo, entre outras variações regionais.

Essa é uma peça coringa no guarda roupa de qualquer mulher. Mas ela ficou esquecida por um tempo, até que algumas celebridades passaram a incluir constantemente nos seus looks.

Na série Gossip Girl, por exemplo, a personagem interpretada pela atriz Leighton Meester (Blair Waldorf) sempre aparecia com esse detalhe no cabelo. Outra adepta das headbands era a personagem Maria da Paz, vivida por Juliana Paes na novela global A Dona do Pedaço.

O mais bacana é que as headbands funcionam com todo tipo de cabelo. Pode ser curto, longo, cacheado, liso, ondulado, afro, enfim… basta curtir o estilo e experimentar qual tipo de headband fica melhor em você.

Para inspirar a sua escolha, separamos algumas sugestões. Veja mais logo na sequência!

Ideias de headband feminino

A seguir, você poderá conferir diversas sugestões de headband personalizada de acordo com o seu gosto pessoal e estilo. Fique de olho e escolha as suas favoritas!

1. Headband com nó

Esse é um tipo de headbands que ganharam nozinhos decorativos, fazendo alusão aos turbantes. A faixa fica delicada mas com um toque especial, além de permitir uma enorme variação de cores e estampas.

2. Headband pin up

As pin ups da década de 1940 ainda continuam servindo de referência para a moda. As fashionistas mais antenadas sabem que esse lencinho estampado e com um tope no alto da cabeça é capaz de transformar o look.

headband

3. Headband com animal print

Para as mais ousadas, a estampa animal print é uma excelente pedida. Mas tome cuidado. Já que a tiara chama a atenção, procure deixar o look mais sóbrio e com menos estampas. Assim, você conseguirá o equilíbrio perfeito.

headband criativa4. Headband com pedraria

Quer um visual mais chique? Uma versão de headband criativa e super em alta é a de pedrarias. Alguns modelos são simplesmente incríveis, ideais para usar em festas como casamentos, formaturas e outras celebrações.

headband feminino

5. Headband vintage

Se você é fã da moda vintage, o que não faltam são alternativas de headbands que remetem a diferentes épocas. Olhe só essa que bonita:

6. Headband neon

As cores neon e o visual vaporwave voltaram com tudo. Com inspiração direta na década de 1980, essa tendência também está presente em diversos modelos de headbands.

headband flores

7. Headband delicada

Para as mais delicadas, headbands fininhas e discretas ficam um charme. Basta que o acessório seja fininho e com detalhes mais sutis. Os elogios estão garantidos!

headband newborn

8. Headband artesanal

Headbands feitas à mão também são um charme. As opções variam muito, desde crochê, tricô, macramê até patchwork. Além disso, o toque artesanal deixa o look muito mais personalizado e valorizado.

headband personalizada

9. Headband em metal

As headbands metalizadas são simplesmente incríveis. Elas são indicadas para quem busca um visual sofisticado e charmoso. Você pode optar por dourado, prateado, rosé gold e outras variações.

headband

10. Headband com poás

Uma Headband que nunca sai de moda é a com estampa petit poá, popularmente conhecida como estampa de bolinhas. Fica uma gracinha, não é mesmo?

11. Headband com pérolas

A moda dos arcos com pérolas está super em alta e ajuda a dar aquele up no visual quando você acha que o seu look está muito simples. Basta colocar uma dessas para transformar completamente a sua aparência e dar mais destaque ao rosto.

headband

12. Headband de couro

Mais uma variação interessante é a da headband de couro. Ela enriquece o conjunto da obra e traz um toque de inovação mais orgânico para o look.

headband criativa

13. Headband de veludo

A textura do veludo também tem conquistado diversas mulheres novamente. E, é claro, tomou conta da cabeça de muitas delas com headbands aveludadas.

headband criativa

14. Headband discreta

Para o dia a dia ou para o ambiente de trabalho, headbands menores, discretas e com cores básicas são a melhor escolha. Elas são úteis para manter o cabelo no lugar e ainda dão um toque divertido à aparência.

headband feminino

15. Headband esportiva

As headbands para prática esportiva estão cada vez mais tecnológicas. Elas têm tecidos inteligentes para a absorção do suor, protegem contra os raios do sol e algumas contam até mesmo com fones de ouvido internos.

 

16. Headband masculina

E engana-se quem acha que são somente as mulheres que se rendem aos encantos das headbands. Também há modelos masculinos que estão conquistando diversos adeptos.

headband flores

Ideias de headband flores

As dicas de headband de flores merecem um tópico à parte. Também conhecidas como coroas os arcos de flores, elas ganharam o apreço de muita gente famosa, inclusive. Uma das percursoras foi a cantora Lana Del Rey.

Em festivais de música como o Coachella, esse é um acessório chave que sempre aparece. Ele dá um ar mais hippie, boho, delicado e angelical ao estilo.

Sem sombra de dúvidas, esse é um toque charmoso na aparência. No entanto, é preciso ter equilíbrio na escolha das cores, do tamanho e do momento certo para usar esse tipo de headband.

Afinal de contas, a ideia não é ficar parecendo uma fantasia ou remeter a algo infantil. É preciso avaliar o look como um todo e ter certeza de que a tirara de flores realmente vai agregar ao invés de roubar a cena de um jeito negativo.

Para que você saiba como usar, aqui vão algumas dicas!

1. Headband flores escuras

As flores escuras são visualmente mais góticas e combinam com looks rock’n’roll ou sóbrios. Essa é uma boa escolha para morenas, pois se misturam melhor ao cabelo e deixam a aparência harmoniosa.

headband flores

2. Headband flores claras

As flores claras são mais angelicais e combinam melhor com quem tem cabelos claros. Um casamento ou luau à beira mar são ótimas ocasiões para incrementar o estilo com headbands como essas.

headband newborn

3. Headband flores coloridas

Headbands coloridas normalmente remetem ao estilo da artista Frida Kahlo e contam com muitas fãs. Para não pesar no visual, procure usar roupas mais discretas e tenha consciência de que o arco de flores vai chamar bastante atenção. Ou seja, é preciso ter uma veia fashionista aflorada para se sentir bem.

headband personalizada

4. Headband flores para noivas

Usar uma headband criativa com flores no casamento tem sido a escolha de muitas noivas. No geral, recomenda-se que a tiara combine com o buquê. Isso deixa o clima de encanto da cerimônia ainda mais mágico. Você pode optar por cores mais claras ou inovar e acrescentar um pouco mais de cor, fica a seu critério.

headband

5. Headband flores para debutantes

A festa de 15 anos ainda é uma tradição latina que muitas meninas e suas famílias fazem questão de cumprir. O visual fica super delicado se o penteado for decorado com uma coroa de flores. Contudo, procure evitar escolhas muito arrojadas, mantendo o acessório o menor possível para que ele não roube a cena por completo.

headband criativa

Ideias de headband newborn

As bebês também não ficam de fora da moda das headbands. Especialmente em ensaios de recém nascidas.

A headband newborn é super delicada e realça ainda mais a beleza da criança e o esmero das mamães e papais nos ensaios fotográficos.

Essas faixas para bebês, no entanto, exigem cuidados. Afinal de contas, é preciso tomar precauções para que não fiquem muito apertadas ou machuquem a pele.

Dentre os tecidos recomendados, estão o veludo, o plush, apeluciados, cetim e tecidos de algodão suaves. Já a pressão no entorno da cabeça precisa ser baixa, o que pode ser feito com meia de seda ou com elástico fino.

Lembre-se sempre que a segurança da criança é muito mais importante do que a aparência. Mas, com cautela e bom senso, é claro que esse pode ser um acessório incrível para deixar a sua filhinha ainda mais adorável.

Confira alguns exemplos:

headband feminino

headband feminino

Como fazer headband personalizada

Para entrar na moda das headbands, você mesma pode fazer uma headband personalizada. Essa é uma atividade terapêutica, ideal para passar o tempo e estimular a própria criatividade.

Ou quem sabe até acabar proporcionando uma habilidade para produzir headbands para vender. Já pensou transformar essa tendência em uma fonte de renda extra ou até mesmo principal?

Bem, para apresentar um panorama geral sobre como produzir faixas para o cabelo, aqui estão dois exemplos práticos. Confira e veja se eles incentivam você a se inspirar a fazer esse acessório da moda de maneira econômica.

1. Passo a passo para fazer headband de camurça

Para fazer a headband de camurça, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 3 tiras de camurça ou couro finas
  • 1 tira de tecido, de couro ou de camurça com 3 cm x 8 cm
  • 25 cristais tchecos para decorar
  • 1 elástico do tipo chato com 0,5 cm x 4 cm
  • Agulha e linha

Como fazer:

  • Antes de mais nada, meça a sua circunferência da cabeça para saber ao certo o encaixe sem apertar o elástico, subtraindo 4 a 5 cm da medida obtida;
  • Junte as 3 tiras de camurça pela ponta e alinhave para que fiquem unidas;
  • Faça uma trança com as tiras e depois una a outra ponta também;
  • Aplique os cristais ao longo da trança usando agulha e linha, da maneira que considerar mais harmônico;
  • Com a tira de tecido maior, envolva todo o elástico e costure para deixa-lo escondido;
  • Prenda as extremidades do tecido com elástico nas extremidades da trança, dando o acabamento final.

headband flores

2. Passo a passo para fazer headband com flores

O tutorial para fazer a sua tiara de flores vai demandar dos seguintes materiais:

  • Arame fino;
  • Alicate para cortar arame;
  • Fita de cetim verde;
  • Flores artificiais com o estilo, cores e tamanhos da sua preferência;
  • Pistola de cola quente.

Como fazer:

  • Antes de mais nada, meça a sua circunferência da cabeça para saber ao certo a quantidade necessária de arame necessária;
  • Depois de cortar o arame, enrole ele com a fita de cetim, cole com a cola quente nas pontas, deixe uma tira em cada extremidade e faça um laço com elas para o acabamento;
  • Distribua as flores ao longo da coroa conforme a sua criatividade mandar, mantendo elas bem firmes com cola quente para não soltar e não ficar frouxo. Você pode colocar as flores somente na parte da frente ou ao longo de toda a extensão do arame.

Viu só, não é tão difícil de fazer a sua própria headband, não é mesmo?

Se você gostou das dicas de hoje, não deixe de compartilhar com as amigas. Um super beijo e até o próximo post!

headband flores

Leave a Reply