Sobrancelha Fio a Fio Microblading – Guia Completa 2020

Você provavelmente já se deparou na frente do espelho observando as falhas e imperfeições da sua sobrancelha. A boa notícia é que com o microblading fio a fio é possível sanar esses problemas. Saiba mais neste post!

Ao longo dos anos, as sobrancelhas femininas já foram transformadas várias vezes para acompanhar as tendências da moda. Foi assim com o visual mais carregado dos anos 90 e com o traçado super fino dos anos 90.

Acontece que, com todas essas mudanças, a remoção constante de parte dos fios acaba enfraquecendo-os. É exatamente assim que surgem as falhas.

Além do mais, há quem simplesmente não consiga um preenchimento adequado e uma boa simetria facial com a sobrancelha natural. Porém, com técnicas de harmonização usando o design de sobrancelha com micropigmentação fio a fio conseguimos obter ótimos resultados.

Se você quer deixar as suas sobrancelhas bem alinhadas e desenhadas, não pode perder esta publicação. Acompanhe até o final e fique por dentro de todos os detalhes sobre o microblading. Bora lá?

O que é microblading fio a fio?

A sobrancelha fio a fio microblading é uma tatuagem semi permanente que pigmenta o espaço entre os fios da sobrancelha de forma realística e muito próxima do natural. Esse procedimento estético é realizado em estúdios profissionais e pode ser feito com diferentes técnicas.

Pouco a pouco muitas brasileiras aderiram a essa nova forma de micropigmentação de sobrancelha. Certamente pelo resultado final que é muito bonito e evita a demanda por maquiagem diária para cobrir as falhas.

Por que o design de sobrancelhas é tão importante?

As sobrancelhas desempenham uma função chave no nosso rosto pois estão diretamente relacionadas a nossa expressividade. Por essa razão, investir no design microblading fio a fio pode ser a melhor alternativa para quem não consegue manter o traçado harmônico por si só.

Além disso, você certamente já viu montagens que demonstram como a sobrancelha muda completamente o rosto de uma pessoa. Uma imagem clássica é a da atriz Anne Hathaway, veja só a diferença:

antes e depois de Anne Hathaway

Outra celebridade que ajuda a ilustrar esse argumento é a Angelina Jolie. Desde sempre, ela é considerada um ícone da beleza. Mas perceba como o traçado da sobrancelha ajudou a deixar o seu rosto mais leve e harmônico com simples ajustes:

antes e depois Angelina Jolie

O mesmo aconteceu com a atriz Megan Fox:

antes e depois Megan Fox

E com a apresentadora brasileira Sabrina Sato:

antes e depois Sabrina Sato

Dentre as vantagens de ter uma sobrancelha bem feita, podemos destacar:

1. Estilo

Durante muito tempo, as mulheres seguiam a moda das divas da televisão, música e cinema para desenhar as suas sobrancelhas. Hoje em dia, o formato tem sido escolhido de acordo com as características individuais de cada pessoa. Quanto mais natural, melhor. Assim, podemos revelar um pouco mais sobre o nosso próprio estilo ao invés de somente replicar os demais.

2. Personalidade

Como posto anteriormente, a sobrancelha ajuda (e muito!) na expressividade do rosto. Esse é um detalhe que valoriza os traços do nosso rosto e que contribui para consolidarmos uma imagem compatível com a nossa personalidade. Quer um exemplo? Sobrancelhas pontiagudas e “ranzinzas” não combinam com uma pessoa mais delicada ou divertida.

3. Praticidade

Na correria do dia a dia nem sempre é possível dedicar o tempo necessário para o design da sobrancelha com maquiagem. Nesse sentido, fazer um procedimento de micropigmentação fio a fio contribui para agilizar a maquiagem e conseguir resultados ainda melhores.

A sobrancelha microblading é permanente?

Não se preocupe achando que a sobrancelha microblading dura para sempre pois o procedimento tem um resultado semi permanente. Isso quer dizer que será necessário realizar uma manutenção periódica para reforçar o design.

O tempo de duração da micropigmentação fio a fio depende do ritmo de renovação celular de cada pele. No geral, o efeito dura em torno de 6 meses mas ele pode chegar a até 1 ano.

Usar produtos com o pH muito ácido tende a acelerar o desbotamento do pigmento. É preciso seguir à risca as recomendações da dermatologista para garantir uma durabilidade maior dos resultados.

Qual é o seu tipo de sobrancelha ideal?

Cada tipo de rosto pede um design de sobrancelha diferente. Por isso, antes de fazer o seu microblading é importante estudar a simetria e o formato do seu rosto. Logo mais estão algumas dicas que podem ajudar:

formato sobrancelha para cada tipo de rosto

1. Rosto oval

Sobrancelhas levemente angulosas, pouco arqueadas e com o traço mais fino.

2. Rosto longo

Sobrancelhas pouco arqueadas, com um ângulo próximo do horizontal e traço médio.

3. Rosto redondo

Sobrancelhas mais arqueadas e angulosas, com traço de espessura média.

4. Rosto quadrado

Sobrancelhas mais grossas na parte interna e finas na parte externa, arqueadas, angulosas e com traço médio.

5. Rosto coração

Sobrancelhas menos angulosas, levemente arqueadas e um pouco mais finas.

6. Rosto diamante

Sobrancelhas mais arredondadas e com pouca angulação, usando um traçado médio.

Diferenças entre o microblading fio a fio e a micropigmentação

Embora sejam semelhantes, o microblading e a micropigmentação podem apresentar diferenças:

  • Microblading fio a fio: normalmente utiliza-se um Tebori para o desenho de cada pelo individualmente;
  • Micropigmentação: normalmente utiliza-se um dermógrafo para fazer uma pigmentação esfumaçada da sobrancelha.

Por isso, sempre fique de olho na presença do termo “fio a fio” caso você busque por um efeito mais natural. Dessa maneira, a tatuagem se confunde com os pelos que você já tem na sobrancelha.

Quais os riscos do microblading fio a fio?

Nem tudo são flores. É imprescindível estar ciente de que a técnica de micropigmentação de sobrancelha pode trazer consigo alguns riscos. Especialmente se não houver critérios na escolha do(a) profissional responsável pelo procedimento.

Os principais problemas decorrentes desse tipo de intervenção no rosto, que é uma área tão delicada, são as infecções. Agulhas e outros instrumentos devem ser usados somente uma vez e descartados, sem reaproveitar para outras clientes.

Caso o material não seja descartável, é preciso assegurar a sua esterilização. Se os itens forem compartilhados sem a devida higiene, a contaminação pode prejudicar o resultado final além de transmitir diferentes doenças, até mesmo a AIDS.

Peles sensíveis estão mais propensas a irritações e inflamações, mesmo se forem tomados todos os cuidados. Isso sem falar que o procedimento costuma doer bastante.

As falhas e manchas também estão entre os possíveis transtornos enfrentados por quem se submente ao microblading. Como a tinta é inserida na pele em uma camada muito próxima à raiz dos pelos, o seu crescimento pode ser prejudicado ainda que temporariamente na maioria dos casos.

Alterações na cor frustram muitas mulheres. A tendência é que os pigmentos fiquem esverdeados, acinzentados, rosados ou alaranjados ao longo do tempo. Para solucionar essa questão, só resta neutralizar com tons diferentes e retocar o visual novamente.

Para evitar o desespero de uma sobrancelha mal feita, atente na escolha da pessoa que fará o projeto e execução da sua sobrancelha microblading. Evite ao máximo o constrangimento e o perigo de levar consigo um problema enorme no rosto todos os dias.

Contraindicações da micropigmentação de sobrancelhas

O microblading fio a fio não é indicado para alguns grupos de risco. Veja quais são eles:

  • Gestantes e lactantes – a química da tinta pode prejudicar o bebê;
  • Hipertensos e diabéticos – há riscos de comprometimento na cicatrização da pele;
  • Alérgicos – os pigmentos e analgésicos podem desencadear um processo alérgico, ainda que sejam casos raros;
  • Enfermos – quem está tomando medicamentos contínuos ou fazendo um tratamento específico precisa de uma opinião médica antes de fazer procedimentos estéticos como esse;
  • Menores de idade – é fundamental esperar até a vida adulta para ter certeza de que é realmente necessário fazer uma tatuagem semi permanente no rosto, pois novos fios ainda tendem a crescer e preencher falhas na sobrancelha naturalmente;
  • Pessoas que tenham aplicado botox, realizado bronzeamento artificial ou feito peeling recentemente;
  • Pessoas com acne e/ou rosácea – especialmente casos severos e resistentes.

Materiais necessários para o microblading

Todo profissional que se dedica ao design de sobrancelha e harmonização facial com microblading precisa contar com um arsenal de materiais e instrumentos. Dentre os principais, estão:

  • EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): luvas, touca, máscara, uniforme branco;
  • Materiais de apoio: álcool gel 70%, soro fisiológico, algodão, cotonete, toalhas de papel, coletor de materiais perfurocortantes Descarpack;
  • Lupa ou lente de aumento;
  • Tesoura;
  • Pincéis e escovas para sobrancelha;
  • Lápis cirúrgico;
  • Navalhete;
  • Pinças;
  • Anestésico tópico;
  • Dermógrafo: aparelho elétrico para desenhar os fios;
  • Tebori: aparelho manual para desenhar os fios;
  • Batoques;
  • Ponteiras e agulhas descartáveis;

Passo a passo da micropigmentação fio a fio

O design de sobrancelha e a técnica de microblading fio a fio pode durar em torno de 2 horas e meia a 3 horas. A sessão é longa e envolve uma série de passos que serão descritos na sequência. Acompanhe!

1. Primeiro passo: design

O primeiro passo é, na verdade, uma projeção de como deve ser o design da sobrancelha de acordo com o formato do rosto, o tom de pele e as expectativas da cliente. Essa é uma etapa fundamental antes da execução da técnica.

2. Segundo passo: higienização da pele

A pele do rosto deve ser toda higienizada com os produtos adequados para evitar a proliferação de micro-organismos.

3. Terceiro passo: simulação

Com o lápis cirúrgico, é feita uma simulação de como será o resultado final do design proposto para o rosto da cliente. Essa fase ajuda a evitar decepções depois que o procedimento estiver finalizado.

4. Quarto passo: anestesia

É aplicado um anestésico tópico sobre a pele para amenizar a dor da tatuagem. Contudo, vale ressaltar que isso não elimina por completo o desconforto quando as agulhas são introduzidas na pele. O medicamente age pelo tempo necessário e depois é removido com um algodão.

5. Quinto passo: execução

Com um dermógrafo ou Tebori, a profissional usa o pigmento para fazer o desenho fio a fio da sobrancelha. Cada fio é um pequeno corte com a introdução da tinta em camadas internas da pele.

6. Sexto passo: limpeza

A micropigmentação fio a fio pode gerar sangramentos e inchaços. Os fluidos são limpos juntamente com o pigmento em excesso. Normalmente é utilizada água boricada ou soro fisiológico.

7. Sétimo passo: cicatrização

Depois de concluir a técnica no consultório, a paciente pode ir para casa onde vai ter de seguir algumas recomendações para garantir uma cicatrização segura e eficiente. Você vai conhecer esses cuidados logo adiante.

Cuidados necessários após fazer microblading

Para que o microblading cicatrize conforme o esperado e tenha uma durabilidade maior, alguns cuidados são extremamente importantes.

sobrancelha fio a fio microblading

Assim como em qualquer outra tatuagem, indica-se:

  • Não coçar e não fazer a remoção de cascas que se formam na sobrancelha nos dias imediatamente posteriores ao procedimento;
  • Não lavar a região por 72 horas;
  • Depois do prazo de espera, lavar bem a região com sabonete sem parabenos, sem álcool, neutro e sem substâncias que reajam com o pigmento;
  • Higienizar a área diariamente para remover líquidos linfáticos amarelado;
  • Aplicar o produto cicatrizante que foi receitado de manhã e à noite por pelo menos 7 dias;
  • Não se expor ao sol e, caso seja realmente necessário, proteja-se com protetor solar de amplo espectro e FPS alto;
  • Não frequentar saunas, praia, piscinas e não se expor a outras fontes de calor como o secador de cabelo, o vapor de panelas e do forno;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, aspirina, ibuprofeno, vitaminas sintéticas e carne de porco, ovos e frutos do mar por 7 dias;
  • Evitar que a água quente do banho caia sobre o rosto, lave somente em água fria ou com temperatura ambiente;
  • Não realizar peeling químico ou esfoliação mecânica duas semanas antes e pelo menos 30 dias depois do procedimento;
  • Não aplicar maquiagem sobre a sobrancelha por pelo menos 10 dias – lembre-se que é uma ferida aberta;
  • Não permitir que outras pessoas toquem na sua sobrancelha;
  • Lavar e esterilizar bem as mãos antes de tocar o próprio rosto;
  • Utilizar bolsas frias para amenizar a dor, a coceira e o inchaço;
  • Não realizar exames de ressonância magnética por até 90 dias pois podem acontecer queimaduras;
  • Se a cicatrização perdurar mais tempo que o esperado ou surgir qualquer complicação, procurar por ajuda médica.

Não gostei do meu microblading, e agora?

Mesmo com todas as precauções e cuidados, é possível que você não se acostume e não goste do resultado do design de sobrancelha fio a fio microblading. O que fazer nessas situações?

Primeiramente, é essencial aguardar alguns dias para ter certeza antes de tomar qualquer atitude por impulso. A sobrancelha costuma ficar mais escura e avermelhada, algo que acaba desvanecendo conforme a pele se cura.

A iluminação da cor acontece em torno de 10 a 14 dias, quando a pele fica esbranquiçada pela renovação celular. Já a cor definitiva é revelada em torno de 30 dias.

Aparências irregulares ou assimétricas podem ser corrigidas com um novo projeto de micropigmentação. Contudo, não esqueça que é possível engrossar mas não afinar as sobrancelhas quando recém foram tatuadas.

Quanto à tonalidade, isso também pode ser modificado no retoque. Mas para remover o pigmento completamente, é preciso esperar sem retoques adicionais por pelo menos 1 ano e meio. Esse processo, em alguns casos, pode ser acelerado com laser.

Sobrancelhas antes e depois do microblading

Aqui você vê alguns casos de sucesso com pessoas antes e depois do procedimento de sobrancelha fio a fio microblading. Confira os resultados e inspire-se!

antes e depois do procedimento

antes e depois do procedimento

 

antes e depois do procedimento

antes e depois do procedimento

Preço da sobrancelha fio a fio

O valor da sessão de sobrancelha fio a fio microblading depende muito do tipo de profissional que vai ser responsável pelo procedimento e da qualidade dos materiais utilizados. Além disso, há diferenças entre a primeira sessão onde é feito o design e as demais sessões que servem apenas para a manutenção.

Atualmente, essa margem varia em torno de R$ 500,00 a R$ 1.500,00. Há diferenças no orçamento também de acordo com a região aonde você mora.

Dicas de produtos para utilizar depois da micropigmentação da sobrancelha

Para finalizar esse super guia do microblading fio a fio, você terá uma lista de produtos que contribuem com a recuperação da sua pele e com a cicatrização nos primeiros meses após o procedimento. Vale a pena dar uma olhadinha e tomar nota!

1. Água termal da La Roche-Posay

Esse é um produto elaborado a partir de uma água termal francesa de origem secular com propriedades terapêuticas. A água termal da La Roche-Posay acalma a pele e remineraliza a cútis.

O pH neutro e alcalino da substância é indicado após o microblading já que devem ser evitados produtos ácidos. Ele ajuda a hidratar, regenerar, nutrir e proteger a pele de agressões externas.

A ação antioxidante é outro benefício. Mesmo depois da fase de cicatrização, a água termal vai continuar contribuindo com as defesas naturais da pele, rejuvenescer e evitar o acúmulo de oleosidade.

Faixa média de preço: R$ 75,00 a R$ 90,00 (spray de 150 ml).

2. Água Termal da Vichy

É enriquecida com minerais e descongestiona os poros. Além disso, reforça as defesas contra radicais livres e hidrata, estimulando a renovação celular.

É excelente para usar após a micropigmentação, especialmente se a pele estiver vermelha e irritada. A sensação refrescante ajuda a superar o desconforto.

Vem em embalagem aerosol, muito prática de utilizar. Evita o ressecamento não apenas da sobrancelha como também do restante do rosto e corpo.

Faixa média de preço: R$ 90,00 a R$ 110,00 (aerosol de 300 ml).

3. Cicaplast Baume B5 da La Roche-Posay

O Cicaplast Baume B5 é um creme cicatrizante e calmante. Ele desempenha função reparadora na pele, com alto poder de nutrição e hidratação.

Sua textura é cremosa mas sem óleos. O produto cria uma película protetora na pele sem aquele aspecto esbranquiçado de pomada.

Pode ser usado não apenas no rosto como também no corpo e até mesmo nos lábios. A fórmula é rica em bepantol e serve para toda a família, inclusive crianças.

Faixa média de preço: R$ 60,00 a R$ 80,00 (bisnaga de 40 ml).

4. Creme Fisiogel Hipoalergênico Ação Calmante da Stiefel

O creme da Fisiogel está entre os prescritos por dermatologistas. Ele tem propriedades anti ressecamento e é compatível com todos os tipos de pele, inclusive as extremamente sensíveis e que acabaram de passar pelo microblading.

O produto promete reduzir em 41% a descamação e vermelhidão da pele já nas primeiras 24 horas de uso. Sua fórmula é neutra, sem conservantes, parabenos ou perfumes.

Faixa média de preço: R$ 80,00 a R$ 95,00 (bisnaga de 100 g).

5. Toleriane Ultra 8 da La Roche-Posay

O Toleriane Ultra 8 é um hidratante líquido para o rosto que promove alívio imediato em peles sensibilizadas. Sua ação calmante ajuda a tirar a coceira e promove uma hidratação duradoura.

O composto é elaborado a partir de 8 ingredientes neutros com textura super leve. Ele deixa as sobrancelhas mais frescas e pode inclusive ser aplicado na área dos olhos sem medo.

Recomenda-se aplicar duas vezes ao dia, apertando o spray a uma distância de pelo menos 15 centímetros do rosto. Se irritar os olhos, enxaguar com água corrente.

Faixa média de preço: R$ 80,00 a R$ 105,00 (spray de 40 ml).

6. Bepantol Derma Solução Hidratante Líquido da Bayer

O Bepantol é uma substância sempre presente nas recomendações pós procedimento de microblading e micropigmentação de sobrancelha. Recentemente, a Bayer lançou uma versão alternativa à famosa pomada de bepanthol: um hidratante líquido.

O produto ajuda a renovar a pele e cria uma barreira de regeneração. Um fato curioso é que por ser líquido pode ser aplicado tanto na pele como nos cabelos, algo interessante depois da cicatrização da sua sobrancelha. Há inclusive quem use depois da depilação para controlar a irritação.

Para aplicar, basta embeber um algodão com o hidratante líquido e espalhar nas áreas desejadas. A marca também conta com embalagens em spray.

Faixa média de preço: R$ 35,00 a R$ 40,00 (spray de 50 ml).

Prontinho! Agora você já está antenada nas melhores dicas sobre a micropigmentação de sobrancelha fio a fio microblading. E aí, gostou?

Deixe o seu comentário logo abaixo e, se possível, compartilhe nas suas redes. Um beijo e até a próxima!

Leave a Reply