Cabelo Morena Iluminada: Guia Completo [Com Fotos]

Muitas mulheres de cabelos escuros gostam de dar aquele charme no visual com luzes. Não é à toa que a tendência morena iluminada ganhou tantas adeptas. Neste post você saberá mais sobre o assunto!

Moramos em um país tropical que tem tudo a ver com mechas claras para dar a impressão de exposição ao sol. Mas engana-se quem acha que essa moda está vigorando apenas no Brasil.

No mundo todo, anônimas e celebridades estão se rendendo às diferentes variações e técnicas disponíveis para clarear os cabelos e criar contrastes. E a boa notícia é que o cabelo morena iluminada combina com diferentes tonalidades, comprimentos e texturas capilares.

Nesta publicação você encontrará um guia de como fazer luzes morena iluminada e exemplos práticos. Bora conferir?

O que é o estilo morena iluminada?

Antes de mais nada, vamos entender ao certo o que é uma morena iluminada. Afinal de contas, com tantas opções nos salões de beleza e blogs especializados, é comum que a gente acabe confundindo as técnicas.

No caso dessa, podemos definir como um clareamento discreto em alguns fios de cabelos escuros. A intenção é criar um efeito de luz e sombra, ou até mesmo de pontas desbotadas pelo sol.

Essa é uma alternativa inteligente e fácil de dar aquela repaginada no look mas sem a necessidade de fazer uma mudança drástica. Contudo, o investimento costuma ser alto tanto para o procedimento propriamente dito como para a manutenção.

Dentre os tons mais utilizados para as mechas e luzes que dão esse efeito, estão:

  • Chocolate;
  • Caramelo;
  • Mel;
  • Dourado;
  • Platinado;
  • Tons pastéis.

morena iluminada

Quais as principais técnicas de cabelo morena iluminada?

Existem diferentes possibilidades de técnicas para obter o efeito morena iluminada. Mas elas são muito mais delicadas e suaves que as antigas mechas largas e balayage.

O objetivo é sempre deixar o resultado final o mais discreto e natural possível. Vale ressaltar, ainda, que todas as técnicas podem ser aplicadas em qualquer tipo de cabelo, desde os lisos até os mais crespos.

Continue acompanhando e veja como fica bonito!

1. Luzes californianas

As luzes ou mechas californianas foram as precursoras do ombré hair. Elas iluminam o visual a partir da descoloração das pontas dos cabelos.

A ideia é fazer referências aos surfistas que ficam muito tempo expostos aos raios solares e acabam ficando com as extremidades dos fios desbotadas. Justamente por isso, o nome é uma referências a um dos polos do surf mundial – a Califórnia.

Existem diferentes variações das californianas também. Há quem prefira um visual mais marcado e com mechas claras até a altura da metade do comprimento. Porém, também há quem opte por um descolorido mais discreto, somente nas pontinhas.

Os tons mais comuns para as morenas são os de mel, dourado e caramelo. Para exemplificar, veja só algumas ideias de morena iluminada mel com californianas:

morena iluminada cabelo curto

morena iluminada cabelo curto

2. Ombré hair

O ombré hair é uma das tendências que ganhou o coração da mulherada nos últimos tempos. Essa é uma técnica de tom sobre tom que deixa as raízes mais escuras e vai clareando até chegar às pontas.

Essa é uma boa escolha para morenas de cabelos curtos ou longos, lisos ou ondulados. Isso mesmo, combina com todo mundo desde que a descoloração seja bem feita.

A grande vantagem é que o tempo de retoque é muito maior do que o das luzes que começam na raiz. Além disso, o cabelo fica descolado e mais moderno, com um ar jovem.

A descoloração normalmente começa na altura de um palmo abaixo da raiz. Contudo, quem tem cabelo curto pode começar um pouco antes.

Se você é fã do degradê, veja esses exemplos de morena iluminada cacheada para se inspirar:

cabelo morena iluminada

cabelo morena iluminada

3. Mechas contour

As mechas contour estão entre as novidades para quem quer ser morena iluminada. Essa é uma técnica que foi nomeada em referência à maquiagem com contour para ressaltar os contornos do rosto.

A ideia é conferir ao cabelo o papel de moldura para o rosto. Afinal de contas, as madeixas são capazes de destacar pontos específicos, além de afinar as curvas ou corrigir assimetrias.

Essa é a solução ideal para quem quer criar profundidade, fazer um efeito contrastante de luz e sombra ou simplesmente valorizar os seus melhores atributos. O melhor é que as mechas são discretas e têm fácil manutenção, pois ela pode ser bem mais espaçada.

Há quem confunda o contour com ombré hair, mas as duas abordagens são diferentes. Até porque o contour se concentra muito mais na parte da frente, com alguns pontos descoloridos atrás para conseguir equilíbrio no visual como um todo.

De qualquer maneira, é uma boa alternativa para repaginar o estilo das morenas com um iluminado especial. Veja alguns exemplos de morena iluminada cabelo curto com contour:

morena iluminada cacheada

morena iluminada cacheada

4. Babylights

Lembra das luzes tradicionais? Eram aquelas feitas com touca e agulha de crochê, que iam da raiz até às pontas.

Saiba que essas belezinhas ainda não saíram completamente de moda. Elas ainda podem ser feitas, mas estão mais finas, discretas e também mudaram de nome. São agora chamadas de Babylights.

O objetivo dessa técnica é deixar o cabelo todo mais claro, inclusive disfarçando os fios brancos com o avanço da idade. Mas por os fios descoloridos ficarem mais misturados com os naturais, o efeito é como o de cabelo de criança. Um iluminado uniforme e delicado.

Muitas famosas estão apostando nessa metodologia para iluminar o cabelo com discrição e conseguir aquele efeito natural “I woke up like this”. Dentre elas, estão a Cara Delavigne e a Karlie Loss.

Portanto, se você quer aderir ao look morena iluminada mas não quer uma mudança muito marcada, essa pode ser a melhor saída. Ela é super suave.

Entretanto, tenha em mente que devido as luzes começarem na raiz o tempo até a manutenção é bem mais curto. Ele acompanha o ritmo de crescimento natural do cabelo.

Ah! Uma aplicação interessante dessa técnica também é na correção de outras mechas que não deram muito certo. Quem faz uma californiana muito marcada e quer emparelhar um pouco o visual pode usar as Babylights para isso.

Confira alguns exemplos de morena iluminada cabelo liso e Babylights:

morena iluminada mel

morena iluminada mel

5. Luzes texanas

As luzes texanas estão entre as novidades para conseguir o efeito morena iluminada. Essa é uma nova versão do ombré hair e californianas, mas há algumas diferenças básicas que ajudam a diferenciar uma da outra.

A começar pelo ponto onde há mais fios descoloridos. Nas mechas texanas, o degradê vem de baixo para cima, priorizando os fios que fica escondidos. Contudo, com o movimento das madeixas, o iluminado vem à tona.

No geral, esse tipo de descoloração começa na altura da metade do rosto. As luzes são sutis, mas o suficiente para gerar o contraste desejado.

Se você quiser ousar um pouco mais, pode combinar as luzes texanas com o contour. Fica incrível.

Confira alguns exemplos de morena iluminada liso e ondulado com mechas texanas:

morena iluminada curto

morena iluminada curto

6. Dip-Dye

Quem pensa que para ser uma morena iluminada está restrita ao uso de cores convencionais nos fios descoloridos está muito enganado. A técnica Dip-Dye também pode ser aplicada para iluminar o visual de quem tem cabelo castanho ou preto.

As mechas coloridas viraram febre entre as adolescentes e jovens, mas também têm ganhado o coração de mulheres mais maduras. Elas combinam com quem tem uma personalidade mais extrovertida e descontraída.

No entanto, para iluminar no visual a melhor escolha está nos tons fantasia pastéis. Eles deixam claro, mas com um colorido discreto.

Se você é mais ousada, não pense duas vezes. É bastante provável que você queira trocar de cor o tempo todo até experimentar todas possíveis.

Inspire-se com esses exemplos de morena iluminada curto Dip-Dye:

morena iluminada liso

morena iluminada liso

Vantagens de ser uma morena iluminada

Existem inúmeras vantagens e benefícios em optar pelo estilo morena iluminada. Sejam mechas mais discretas ou intensas, essa é uma escolha para quem tem cabelo escuro mas quer inovar no visual.

Veja na sequência algumas das principais vantagens em aderir à essa moda:

  1. Praticidade

O cabelo parece mais claro e leve, mas sem que você tenha que abrir mão da cor castanha completamente. Não é preciso fazer manutenções muito frequentes e, de forma geral, é super simples/prático manter o cabelo assim.

  1. Leveza

Um cabelo completamente escuro deixa o visual “dark” e até mesmo gótico. Nenhum problema nisso, mas para quem não gosta desse ar mais pesado, as mechas podem auxiliar trazendo mais leveza ao conjunto da obra. Elas iluminam pontos específicos e dão mais equilíbrio.

  1. Disfarce dos brancos

Um dos principais motivos que levam as morenas a fazerem luzes é disfarçar os fios de cabelo branco. A técnica morena iluminada, de fato, é ótima para esse propósito. Os cabelos brancos se misturam aos descoloridos e ficam menos perceptíveis.

  1. Textura

As luzes também ajudam a dar mais textura para o cabelo, criando um efeito 3D. Isso vale tanto para quem tem cabelo liso como também para ressaltar os cachos e ondas. O contraste de luz e sombra fica um charme!

  1. Transição

Quem está pensando em clarear o cabelo mas ainda não tem certeza, pode optar pelas mechas como uma técnica de transição. Desse jeito, a descoloração acontece aos poucos, o que é bom tanto para se acostumar com a mudança como também para não danificar muito o cabelo de uma vez só.

Como cuidar do cabelo morena iluminada

Todo cabelo que passa por um processo de descoloração demanda de cuidados muito mais intensos por causa da fragilidade dos fios. Afinal, esse é um dos procedimentos químicos mais perigosos e que pode inclusive levar ao corte químico.

Para evitar que suas madeixas fiquem opacas, quebradiças e fracas, é fundamental investir em produtos com composição especialmente desenvolvida para cabelos descoloridos e tonalizados. Sem esse capricho, seu visual morena iluminada pode perder o brilho.

Aqui vão algumas dicas para cuidados com o cabelo antes e depois de descolorir os fios.

Antes de descolorir

Antes de qualquer procedimento químico, inclusive o de descoloração para mechas e luzes, é preciso caprichar na ingestão de vitaminas e minerais. Esse tipo de suplementação ajuda a fortalecer o organismo e deixar os cabelos mais resistentes contra os danos.

Além disso, procure seguir um cronograma capilar. Ele deve ser composto por um calendário de hidratações regulares para que as madeixas permaneçam bem nutridas e protegidas.

morena iluminada liso

Depois de descolorir

Depois da descoloração é que começam os cuidados mais direcionados. Uma morena iluminada é, acima de tudo, alguém que está sempre tomando cuidado com a matização dos tons e com a hidratação para minimizar o frizz.

Dentre os cuidados essenciais com os fios mais claros, estão:

  • Usar somente produtos próprios para o seu tipo de cabelo, preferencialmente sem sal, sem parabenos, sem silicones e sem derivados de petróleo;
  • Fazer a hidratação com máscara de tratamento a cada 10 ou 15 dias, seja no salão de beleza ou em casa;
  • Cortar as pontinhas a cada 3 meses para eliminar os fios com pontas duplas e ajudar na renovação celular;
  • Proteger sempre os fios com produtos adequados contra a poluição, resíduos e agressão térmica;
  • Deixar o cabelo secar naturalmente sempre que possível, evitando o secador de cabelo e a chapinha ou baby liss;
  • Espaçar a lavagens, preferencialmente dia sim dia não, ajudando a manter um pouco da oleosidade natural para mais brilho e hidratação;
  • Lavar os cabelos somente com água fria ou morna, evitando ao máximo água quente pois ela resseca as madeixas;
  • Se alimente bem, priorizando refeições balanceadas e naturais, com muitas vitaminas e minerais;
  • Hidrate seus cabelos de dentro para fora, tomando pelo menos de 2 a 3 litros de água ao dia.

Tendo esse tipo de cautela, com toda certeza seus cabelos ficarão mais fortes, bonitos e fortalecidos. Além de iluminados, é claro!

morena iluminada cabelo liso

Concluindo

O estilo morena iluminada com luzes e mechas veio para ficar. O que não faltam por aí são exemplos para você aguçar a criatividade e ficar motivada a repaginar a aparência. Que tal experimentar?

Até a próxima!

Leave a Reply