No Poo e Low Poo: O Que É? Como Fazer? [Guia Completo]

Você provavelmente já se deparou com os termos no poo e low poo. Eles viraram uma tendência no mundo dos cosméticos. Mas qual o seu significado de fato?

Bem, não se preocupe pois em um primeiro momento é normal que a gente fique confusa(o) sobre esses nomes difíceis e complicados. Afinal de contas, é tanta coisa para lembrar que nem todo mundo consegue decorar.

A boa notícia é que com a explicação certa e exemplos práticos você vai sentir bem menos dificuldade de identificar esse tipo de produto e o que é no poo e low poo.

Por isso, convido você a acompanhar este artigo até o final. Aqui estarão uma série de informações relevantes sobre o assunto. Bora conferir?

O que é no poo e low poo?

As palavras no poo e low poo são uma abreviação da língua inglesa para “sem shampoo” e “pouco shampoo”. Na prática, elas se referem a quantidade de espuma que um produto faz. Por isso, também há traduções que falam em “sem espuma” e “pouca espuma”.

De qualquer maneira, a proposta dos produtos low e no poo é a limpeza dos cabelos com menos substâncias químicas. Shampoos e cremes desse tipo têm como objetivo uma limpeza menos agressiva e mais suave dos fios.

A ideia é se livrar de petrolatos, sulfatos, silicones, parabenos e outros químicos que fazem mal tanto para o cabelo quanto para o meio ambiente. E a redução da quantidade de espuma está intimamente relacionada com isso.

Temos o pensamento errôneo de que quanto mais espuma for feita, melhor será a limpeza. Mas isso não é a verdade.

Além do mais, oleosidade nos cabelos nem sempre é sinônimo de sujeira. Precisamos manter um pouco da oleosidade natural nos fios para que as madeixas fiquem sempre belas e saudáveis.

Os ingredientes fortes eliminam completamente qualquer resquício de oleosidade. Isso só gera um ciclo vicioso com a demanda por outros produtos que devolvam a quantidade necessária de óleo para o cabelo ficar menos seco. Aí é preciso remover a o óleo novamente e o ciclo recomeça;

É muito mais inteligente simplesmente trocar o shampoo convencional pela versão low poo no poo. Isso faz toda a diferença, ainda mais para quem tem cabelos ondulados, cacheados, quebradiços ou ressecados.

no poo low poo

Mas afinal, por que silicones e petrolatos fazem mal?

A maioria dos shampoos comuns e outros produtos para o cabelo vendidos em supermercados e farmácias contém silicones e petrolatos na sua fórmula. Essas substâncias são ruins para os fios no médio a longo prazo.

Além de removerem toda a oleosidade natural, elas formam uma película residual sobre os fios que deixam o cabelo sensibilizado, inclusive “escondendo” ou “mascarando” problemas acumulados.

O pior é que para conseguir remover silicones e petrolatos do cabelo é preciso usar produtos anti residuais que causam ainda mais danos. É nesse contexto que entram os sulfatos, os quais ressecam e fragilizam os fios.

Não é à toa que cada vez mais pessoas estão se dando por conta da importância de usar produtos no poo e low poo. O cabelo fica muito mais saudável e fortalecido, menos suscetível à agressividade de químicos pesados.

no poo e low poo

Quais os perigos dos parabenos?

Além dos petrolatos, substâncias que são provenientes do petróleo e que causam uma falsa impressão de brilho e maciez no cabelo, a tendência do low e no poo visa reduzir o uso de parabenos.

Os parabenos são muito comuns em cosméticos para o cabelo e para o corpo. Eles são inclusos na composição para aumentar a vida útil do produto e evitar o desenvolvimento de micro-organismos dentro da embalagem.

Só que esse tipo de ingrediente é maléfico para a nossa saúde. Ele está relacionado ao aumento dos riscos de câncer, em especial quando há uso prolongado.

Infelizmente, alguns produtos no poo e low poo contêm parabenos. Por isso, sempre dê uma olhadinha no rótulo e confira se há termos como: Etylparaben, Metylparaben, Butylparaben e Propylparaben. Eles não são seguros.

o que é no poo e low poo

Low poo no poo em cabelo lisos e cacheados

Os cabelos lisos e cacheados têm diferenças nas suas necessidades de limpeza e hidratação. Confira como o uso de produtos low poo no poo promove diferenças nesses dois tipos de cabelo:

  • Cacheados: o cabelo ondulado e cacheado está mais sujeito a danos pois costuma ser mais ressecado. Usar um produto mais leve e equilibrado, diminuindo a quantidade de espuma, ajuda a manter a hidratação natural;
  • Lisos: O uso de no poo e low poo reduz o frizz e pode inclusive potencializar o efeito de progressivas, botox e alisamentos.

low poo no poo

Vantagens do low e no poo

Dentre as inúmeras vantagens de comprar produtos para o cabelo no poo e low poo, estão:

  • Redução do número de lavagens;
  • Redução da oleosidade na medida certa;
  • Diminuição da caspa;
  • Cabelo mais disciplinado ao natural;
  • Respostas melhores no cronograma capilar;
  • Mais brilho;
  • Facilidade na lavagem;
  • Mais economia;
  • Melhoria da saúde das madeixas;
  • Combate ao frizz.

low e no poo

Receitas caseiras de limpeza no poo e low poo

As misturinhas naturais para reduzir o uso de shampoo e apostar na técnica no poo e low poo são diversas. As mais conhecidas são:

  • Esfoliação com açúcar: para fazer uma limpeza do cabelo anti residual mas menos agressiva, misture duas colheres de condicionador sem petrolatos e silicones com 1 colher de açúcar demerara ou mascavo. Esfregue delicadamente os fios e até mesmo o couro cabeludo;
  • Limpeza com suco de limão: use uma colher de condicionador para uma colher de suco de limão natural, espremido direto da fruta imediatamente antes da aplicação. Enxague bem e evite sair ao sol após o procedimento para evitar manchas na pele;
  • Limpeza e hidratação com vinagre de maçã e bicarbonato: o vinagre de maçã é hidratante e dá mais brilho para o cabelo, podendo inclusive ser utilizado sozinho. Mas se você quer limpar o cabelo, adicione uma colher de bicarbonato de sódio.

no poo low poo

no poo low poo

no poo low poo

Dicas de produtos

Se você prefere investir em produtos no poo e low poo industrializados, aqui vão algumas sugestões:

  • Shampoo Bioderm Oro Argan;
  • Condicionador Divine Curls Inoar;
  • Creme Yamasterol;
  • Finalizador Gelatina Sou + Cachos Yenzah;
  • Condicionador Bioderm Oro Argan.

no poo low poo

no poo low poo

no poo low poo

no poo e low poo

o que é no poo e low poo

E então, gostou do conteúdo de hoje? Compartilhe!

Leave a Reply